19 de dezembro de 2016

Extraordinário #IDY2016

Extraordinário - R. J. Palacio

Aqui estou eu, com a resenha do I Dare You para novembro (o tema é "1 palavra no título"). Extraordinário, da autora R. J. Palacio, estava na minha lista há muito tempo, e quando fui na biblioteca e o vi, não resisti.

Sinopse

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

A história

Extraordinário - R. J. Palacio


Como dito na sinopse, August tem uma síndrome raríssima que causa, além dos problemas para comer e ouvir, uma aparência deformada. Por conta das inúmeras cirurgias, ele sempre estudou em casa, com sua mãe. Mas quando vai entrar no quinto ano, seus pais decidem mandá-lo para a escola, na esperança de que ele se "encaixe" como qualquer outra criança. 

As primeiras semanas são as piores para Auggie. As pessoas não conseguem esconder seu espanto, seu horror. Muitas são extremamente cruéis com ele. A jornada do protagonista não é nada fácil.

"Cada aula nova era uma nova oportunidade de as crianças 'não olharem' para mim. Elas me espiavam por trás dos cadernos ou quando eu não estava olhando. Evitavam esbarrar em mim a qualquer custo, dando a volta e pegando o caminho mais longo, como se eu tivesse algum germe que elas pudessem pegar; como se meu rosto fosse contagioso."

No entanto, ao mesmo tempo em que somos apresentados a situações terríveis, vemos pessoas gentis, e também a batalha que uma pessoa diferente enfrenta todos os dias.

Informações técnicas

Extraordinário - R. J. Palacio

O livro tem essa capa azul lindinha. O garoto retrata o diferente, mas não tem a aparência do Auggie. Gostei disso. Nos chama a atenção de forma sutil.

Extraordinário - R. J. Palacio


As folhas são amareladas, o tamanho da letra é normal e o espaçamento também.

Extraordinário - R. J. Palacio

Extraordinário - R. J. Palacio


Publicado pela Intrínseca, Extraordinário tem 320 páginas.

Minha opinião

Achei esse livro simplesmente fantástico! O que mais gostei foram as narrações em diferentes perspectivas. A maior parte é narrada pelo protagonista, claro, mas tem partes contadas por seus colegas e outra por sua irmã. Gostei disso porque nos faz perceber a situação de diferentes ângulos. Vemos o seu lado, que obviamente é o mais triste. Mas e a irmã que sempre teve que se virar e carregar todos os problemas sozinha? Será que ela também não sofre com a situação?

"Quando o papai e a mamãe perguntavam como tudo estava indo, eu sempre dizia 'bem' - mesmo quando não estava tão bem assim. Meu pior dia, o pior tombo, a pior dor de cabeça, o pior machucado, a pior câimbra, o pior xingamento não são nada comparados ao que August já passou. A propósito, não estou tentando ser nobre: simplesmente sei que é assim."

Além disso, Extraordinário me fez pensar: se eu conhecesse Auggie, qual seria a minha reação? Tenho certeza que não o trataria diferente, mas um desviar de olhos... Será que eu não faria isso, mesmo que inconscientemente? R. J. Palacio nos faz refletir sobre até onde vai a nossa gentileza e o nosso respeito com o próximo.

Auggie nos mostra que é uma pessoa extraordinária, mas que muitas vezes, por conta de seu rosto, as pessoas não percebem. Por isso achei essa história tão real. Deve ser exatamente isso que uma pessoa diferente sofre todos os dias. Nós, os """normais""", não sabemos o que é ser julgado pela aparência. 

"O mais engraçado é que, se ele não tivesse posto a mochila entre nós dois, eu com certeza teria me oferecido para ajudá-lo."

"Garoto rato. Estranho. Monstro. Freddy Krueger. E.T. Cara de lagarto. Mutante. Conheço os apelidos que me dão. Já estive em parquinhos suficientes para saber que crianças podem ser cruéis. Eu sei, eu sei, eu sei."

Os capítulos curtinhos também contribuem para uma leitura mais rápida e leve. Embora o tema abordado seja extremamente importante, a autora não deixou o clima pesado.

Extraordinário fala do preconceito, de perdas e também de como a vida de todos é afetada pela entrada de uma criança na escola - algo que deveria ser normal, não é?



Enfim, é claro que dei cinco estrelas para o livro. Espero que vocês tenham ficado com vontade de ler, porque acho que é uma história realmente enriquecedora pra gente. E olha, apesar de as situações serem tristes (principalmente por sabermos que não são só ficção), o livro não tem um desfecho infeliz. Leiam sem medo!

A Saraiva está vendendo o livro físico por 18,70, e o ebook por 19,90! Clique aqui para ir ao site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams