21 de março de 2017

4 passos para melhorar o estudo de inglês

4 dicas para estudar inglês

Oi gente! Tudo bem?

Eu adoro inglês e já falei sobre isso aqui, mas ultimamente peguei como meta aprender a língua sozinha - aliás, com a ajuda da nossa querida internet. Tenho inglês na escola, mas a gente sabe que não dá pra ficar fluente só com ele, né?

Enfim, eu já trouxe outras dicas, já indiquei páginas do Facebook/Instagram, já falei de canais que eu sigo... 

Na verdade hoje é tipo um complemento daquele primeiro post sobre inglês. E já aproveito pra indicar coisas m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s. Aqui uma única postagem engloba diversas dicas. hahah


1- Se obrigue a ver o inglês em todo lugar

Gente, pode parecer até obsessão, mas ajuda demais! Nos últimos tempos me inscrevi em tanto canal de gente que fala inglês ou sobre ele... A princípio o cérebro fica associando e traduzindo as coisas, mas quando você passa a assistir constantemente se torna algo natural - eu simplesmente entendo! 

Além disso, passei a curtir páginas estrangeiras no Facebook, como a BBC (é sempre bom ser antenado, né, minha gente) e o Buzzfeed, que até então eu só seguia o brasileiro. Sem contar que a gente aprende coisas banais, mas que fazem parte do cotidiano e são bem importantes.


2- Procure coisas do seu interesse

O que falei ali em cima é basicamente isso, mas acho importante especificar: não adianta ficar horas lendo o dicionário de inglês. Procure canais, blogs, séries... Coisas que te interessem. Eu, por exemplo, posso passar horas lendo o blog do Damon e da Jo (podem aguardar que vai ter mais sobre eles futuramente), porque é algo que eu gosto. Inclusive, preciso indicar alguns posts deles pra vocês. Gente, eles são muito inspiradores! Você percebe que às vezes a gente precisa apenas "shut up and go".

Creating confidence - Nesse post a Jo fala sobre como adquiriu confiança e perdeu a vergonha, o medo do que os outros pensavam dela. Eu adorei ler, pois agregou coisas boas pra mim em todos os sentidos - o que inclui aprender inglês, claro.
What I learned from studying italian with people over 50 -  Esse post, também escrito pela Jo, fala da experiência dela ao estudar com pessoas mais velhas. É lindo ver que a idade não atrapalha na questão de aprendizado. Também gostei muito desse texto. *-* 
The first time we shut up and went to Barcelona - Esse post, escrito pelo Damon, fala da vez em que eles decidiram sair pra conhecer o mundo. Ele é curto mas fala algo bem significativo: ao invés de esperar a vida acontecer, devemos fazê-la acontecer. ❤
Voltando ao tema do post, pois a pessoa aqui se empolga: A internet é um universo gigantesco, tenho certeza que você encontrará algo do seu interesse que te ajude a treinar a língua.

3- Fale em voz alta

Eu tinha vergonha de ler ou falar inglês em voz alta. Na minha cabeça eu sabia pronunciar tudo perfeitamente. O problema é que, no dia em que resolvi ler um texto em voz alta, me enrolei toda! E a partir daí comecei a buscar coisas pra ler em inglês. Não tem nada de errado nisso.

4 dicas para estudar inglês


Outra opção é você falar coisas que está fazendo, como foi seu dia... Acho que falo tanto em inglês com Pizinha que ela tá se tornando poliglota. hahah

Bem, nesse caso você treina vocabulário também e vê o que está faltando: "I saw a cachorro on the street". Tenho certeza que, na primeira oportunidade, você procurará como é cachorro em inglês.


4- Busque ferramentas confiáveis online

Gente, eu sei que o Google Tradutor é prático, mas eu parei de usá-lo. As traduções são avulsas, e por não ter o contexto, acaba atrapalhando - pelo menos pra mim isso é fato.

Descobri o Cambridge Dictionary (esse link redireciona ao dicionário em inglês americano, mas você pode mudá-lo na parte superior direita), e tenho bastante coisa pra falar sobre ele:

→ Não há traduções. Ele te dá o significado, também em inglês. Por mais que isso pareça insignificante, você guarda melhor o que leu (sem contar que isso se encaixa na primeira dica).

4 dicas para estudar inglês

→ Há o áudio no inglês americano e no britânico. Tem até o símbolo dos fonemas, caso você se interesse.

→ Se você tiver uma conta no site, poderá criar listas com as palavras que aprendeu. Além disso, existem algumas já prontas com assuntos variados.

4 dicas para estudar inglês
Essa é uma das minhas listas. Você pode agrupar as palavras do modo que preferir. Eu escolhi separar verbos, adjetivos, phrasal verbs, etc.

---------------------------------------

As dicas de hoje são essas. O que vocês acharam? Tem alguma outra pra compartilhar comigo? Espero mesmo ter ajudado. ❤

Beijos 😘😘

Atualização de maio/2017: dica bônus! A Cambridge tem um site que corrige seus textos automaticamente. Se quiser saber como funciona, expliquei tudinho nesse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams