14 de agosto de 2017

Como escolher minha carreira?

*FICOU COM PREGUIÇA DE LER TUDO? NÃO SAI DAQUI, VAI PRO FIM DO POST <3

notebook caneca café carreira profissão escolha futura menina tumblr

Oi gente, tudo bem? Serei breve porque o post é longo! Eu vejo várias pessoas passando por esse "problema" que é escolher o que quer fazer da vida. É um passo bem grande na vida e o medo de errar é enorme. Pensando nisso, fiz uma listinha (básica, bem curtinha, sqn) explicando um pouco o que eu utilizei nessa minha jornada. Espero que gostem. <3

Parte 1 - Descobrindo seu dom!

Busque ideias na sua infância

Parece tosco, mas, muitas vezes, a gente já sabia o que ia fazer quando criança. Não é à toa que, muita gente, já sabe o que vai ser porque tinha essa aptidão desde muito pequeno. Você adorava ajudar seu pai a arrumar as coisas? Ou a sua mãe na cozinha? Preferia brincar de médico ou de veterinário? O que mais gostava na escola? Tinha muitos amiguinhos, gostava de brincar em grupo? Tudo isso pode ter moldado sua personalidade e, da mesma forma, mostrar muitos dos seus gostos. Não é que só porque você brincava de cavalinho você vai ganhar o pão de cada dia montado num cavalo, mas pode dizer muito sobre quem você é. Criança é muito intuitiva e seus gostos são movidos assim. Não ignore seu passado!

Pesquise sobre seus hobbies

Aquilo que a gente faz por diversão ou porque nos faz super bem não pode ser por acaso. Eles podem ser um chamado. Pode ser qualquer coisa mesmo que acaba se tornando uma forma de lucro. Hoje em dia, principalmente, várias coisas estão virando profissão. Até mesmo fazer compras (já ouviu falar em personal shopper?!) Enfim, é importante observar o que faz no seu dia a dia que te deixa feliz porque só vale a pena seguir uma carreira se você amá-la. Infelizmente, dormir ainda não é uma carreira, mas quem sabe futuramente? Fora isso, pesquise bem e veja se você não tá perdendo dinheiro por aí!

Busque seguir pessoas que te inspiram

Observe seu Instagram. Qual tipo de pessoa você mais segue? Pode ser arquitetos e decoradores, blogueiras de moda, fotógrafos, cozinheiros, enfim... quem você segue diz muito sobre o que você gosta. Isso não se aplica só a redes sociais, é claro. Preste atenção nas pessoas que você admira, como elas são? O que elas fazem? Desde a sua avó até o Steve Jobs, não importa se é uma pessoa famosa ou não. O que realmente importa é descobrir se o motivo que faz você gostar dela não é alguma característica profissional, por exemplo. As vezes não precisa nem ser pela profissão, mas pelo estilo de personalidade da pessoa. Descobrir a sua personalidade também te ajuda a escolher sua futura carreira.


via GIPHY

Esqueça palavras como “Loucura” e “impossível”

A gente sabe que a vida é injusta e que, muitas vezes, nossos desejos malucos não se realizam. Mas a gente não pode desistir sem tentar. Então, quando tiver buscando sua profissão dos sonhos, ignora essa coisa de “isso é loucura, é impossível”, porque pode não ser. Na verdade, nunca é. A gente é que deixa de tentar rápido demais. Então se você percebe que seu sonho é viver viajando, ao invés de dizer que é impossível, da uma olhada no que você precisa pra trabalhar com isso. Dica: Multishow e Off, dois canais com pessoas que vivem viajando e ganham pra isso, hueheu. PS: ninguém disse que era fácil.

Preste atenção em você

Sua carreira dos sonhos já está dentro de você, migos. Se conheça mais. Se entenda mais. Em todos os aspectos, os gostos, os sonhos, não só os que tem a ver com profissão, mas tudo. Qual a cor favorita. Qual a comida favorita. Escreva bastante sobre você, peça pra outras pessoas falarem coisas sobre você. Muita gente tá perdida no que “quer ser quando crescer” porque não sabe nem o que é. Desse jeito, é impossível encontrar alguma coisa. Seja sincero com você mesmo e não tente se conhecer de forma errada, da forma que você gostaria de ser. Isso é tarefa pra depois!

carreira, escolhas, livro, menina, tumblr, dicas, inspiração

Parte 2 - Conhecendo melhor a sua escolha!

Assista filmes e séries/Leia livros

Não qualquer um, é claro. Mas quando você meio que já decidiu, procure protagonistas que seguem essa profissão. O legal é que, normalmente, os filmes e séries e nos livros também, retratam a vida muito fiel à realidade. Então, mostram o dia a dia da pessoa, vivendo nessa profissão. Não é fácil porque não são todas as profissões que são retratadas nos romances e no cinema mas vale a pena dar uma procuradinha.

Pesquise MUITO na internet

Essa é a parte mais gostosa. O que mais tem é guia de profissões na internet (Guia do Estudante, é ótimo!) e é importante você ler tuuuudo sobre a que você escolheu. Primeiro porque é bom ter certeza se é aquilo mesmo. Segundo porque você já fica conhecendo todo o universo daquela profissão. Dessa forma, é muito mais fácil correr atrás, já que você consegue ter uma visão de tudo o que precisa pra ser aquele profissional.

via GIPHY

Faça listas

Muitas listas. Os prós e os contras dessa profissão, o que você tem de bom pra atuar nela, o que você precisa melhorar, o que você precisa fazer pra chegar lá. Uma lista é o primeiro passo do planejamento e quanto melhor planejado for, mais tranquila vai ser a sua caminhada.

Conheça pessoas da área

Pode ser pessoalmente ou não. Mas é importante se inspirar. Você trocar ideias com pessoas que já trabalham no que você quer trabalhar é maravilhoso, não só pra te ensinar e dar dicas, mas também porque networking é uma das melhores coisas pra quem tá começando (e, no caso, pra quem ainda nem começou!)

Participe de eventos relacionados

Claro que isso nem sempre é possível, alguns são caros, mas sempre que der, vá atrás. Uma feira sobre o assunto, uma palestra, uma amostra, sei lá, mas um ambiente em que tudo gire em torno da sua escolha é ótimo pra você se sentir inserido. Hoje em dia isso é muito comum, principalmente em grandes cidades, então quando você puder, apenas vá e aproveite (com aproveitar digo conheça pessoas e faça anotações!)


Parte 3 - Melhor parte!

Hora de agir


Você já sabe o que quer. Mas sabe como? Precisa fazer faculdade pra isso? Quais faculdades? Em quais cidades? E se não precisa de faculdade, como que faz? Hora de ir atrás de tudo isso e, principalmente, fazer. Procure cursos gratuitos na internet (mesmo que não seja tão avançado e incrível, é bom pra entender um pouco mais), procure conhecer as faculdades antes, estude pra vestibular, treine caso a sua área precise de muito treino, só faz. Quer abrir um restaurante? Faz muita comida, pra você, pro namorado, pro cachorro. Quer ser gerente de hotel em Dubai? Aprenda novas línguas. Quer ser professor de história? Estude muuuita história. E, assim, sucessivamente.

Não tenha medo!

Você vai ter, claro. Mas tente não ter. Não escute ele. Ele vai dizer que você não é bom o suficiente, que isso não dá dinheiro, que você vai se arrepender... e, na verdade, isso pode acontecer, mas só depende de você mesmo. Não ser bom o suficiente significa, talvez, que você não tenha se preparado o suficiente. Não dar dinheiro é relativo, existem desenhistas milionários e médicos falidos. Se arrepender é uma coisa triste porém comum de acontecer, mas porque as pessoas não escolhem fazer o que realmente amam. Ou seja, o medo surge porque você ainda tem dúvidas, mas se seu coração tiver certeza, deixa o medo falando sozinho.

Não desista no primeiro obstáculo

A não ser que você seja O SUPER ESCOLHIDO PARA TER SORTE NA VIDA, vão acontecer obstáculos, vários. Vai ser parente que não concorda, faculdade muito longe, notas baixas (pra quem já tá cursando a coisa!), falta de vaga no mercado de trabalho, enfim, muitas coisas podem acontecer. Mas você precisa continuar. Até porque, depois de tanta pesquisa, tanta análise, tanto procurar entender você mesmo e ter chegado a uma conclusão, desistir de cara vai ser pior do que falhar. Existem casos de um dos obstáculos te mostrarem uma outra realidade, aí tudo bem, pode mudar seu rumo. Porém, se você tiver convicto, não desista! 

via GIPHY

Depois disso tudo, devo acrescentar que não é problema NENHUM você começar pelo caminho errado. As vezes, a gente precisa testar várias coisas até chegar naquilo que realmente quer. O fato é: respeite seu tempo. Tudo se ajeita!
Pra quem não quer ler tudo isso porque sei que tá enorme, preparei uma imagem resumida pra vocês pegarem a síntese da coisa. Faça o download aqui!!

Se vocês gostarem de dicas assim, fala pra mim e sempre farei posts do tipo. Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Durante minha adolescência eu gostava muito de RPG e lia muitos livros de regras de jogo, resolvi fazer direito.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams