7 de agosto de 2016

Vale a pena adotar?


Oi, gente! Hoje eu trouxe um post que faz parte da blogagem coletiva do grupo maravilhoso United Blogs. Meu foco vai ser nos cães porque são os que mais tenho contato (inclusive, vai ter muita Pizinha pra vocês nesse post), mas vale pra todos, mesmo.

Eu não sabia exatamente o que dizer nesse post porque, para mim, é meio estranho as pessoas terem preconceito com esses bichinhos tão fofos simplesmente por não serem "de raça". Enfim... Resolvi escolher alguns tópicos que juntos, respondem a pergunta do título:

Eles são diferentes

Sim, eles são! Como todos nós somos. Ninguém é igual. Mesmo gêmeos são pessoas diferentes. Então, por que compará-los aos cães de raça? É óbvio que são diferentes, mas isso não é um problema. Na verdade, são as diferenças que fazem de nós quem somos. E por isso são tão importantes. Não existe melhor ou pior. Somente seres vivos. Que merecem todo o seu amor.


Eles te amam como qualquer bichinho de estimação

Pois é. Um vira-lata sente tanto amor quanto um cão de raça.



Ah, e embora não seja esse o ponto principal, muitas vezes as pessoas tem aquela visão de querer "um filhotinho perfeito" (inclusive, eu amo filhotes - não tô dizendo nada contra!). Porém, pensar que cães adultos não tem tanta energia ou não vão te amar é um grande engano. Então, eu te garanto: não tenha receio de adotar um bichinho adulto por isso. Eu ganhei a Pi quando ela tinha 5 anos. E apesar de sonhar com um bichinho pra pegar no colo, não tinha como não amar depois de vê-la.

Eles são mais resistentes

Segundo esse artigo, os vira-latas são sim, mais resistentes que os cães de raça. Mas é claro, ele precisa de cuidados e vacinas como qualquer outro cachorro. Enfim, o ponto é que eles não tem alguma doença pré-definida, algo que possivelmente vai acontecer, como ocorre, infelizmente, com muitos cães de raça que vemos por aí.

Tem energia e agem como qualquer outro animal

Falo por experiência própria: às vezes esqueço que a minha "cã" adoro falar isso tem quase treze anos! Quando ela quer, sai correndo, nos arrasta na hora de passear, bagunça e derruba as coisas... É normal. Não importa se o cão é comprado ou adotado.

Nessa foto ela até parece civilizada passeando. haha

Vejam a cara de quem fez bagunça!

Mas e os traumas?

Bem, um cãozinho pode ser de raça ou vira-lata e sofrer coisas que o traumatizem. E mesmo cachorros que estão para adoção porque sofreram podem e vão melhorar se tiverem um lar que dê amor a eles.

Mais uma vez eu falo por experiência. A Pi tinha sido maltratada antes de a adotarmos. E não vou negar: ela chegou em casa bem assustada. Quando pegávamos a vassoura para limpar a casa ela saía correndo. Escondia as coisas que dávamos pra ela comer. Mas com o tempo, ela viu que ninguém ia maltratá-la. Hoje já é super sem vergonha! Acho que podemos varrê-la que ela nem vai ligar. hahaha

E esse sorriso? Dá pra pensar que ela já sofreu maus-tratos? 

Eles são lindos!

Gente, não dá pra negar. Eles são lindos! 

Essa foto já apareceu no primeiro post do projeto 8 on 8!


Resumindo: vale muito a pena!

Além de ser um bichinho como qualquer outro, ele vai te amar incondicionalmente. Você não vai precisar gastar dinheiro para tê-lo, além de estar salvando uma vida. Tem coisa melhor? 

O que vocês pensam sobre esse preconceito com os vira-latas e com a adoção? Me contem nos comentários, tá? *-*

Beijos! :*


4 comentários:

  1. Eu não sou contra comprar bichinhos, apesar de que jamais compraria de pessoas que criam em grandes quantidades porque sinto pena das fêmeas que são tratadas como máquinas procriadoras, mas se fosse de uma família e tudo mais faria numa boa.
    PORÉM adotar é uma coisa linda! Inclusive quando o bichinho é adulto já dá pra saber a personalidade dele antes e, se preciso, ver que melhor se adapta ao seu estilo de vida, né? Sem contar que eles são lindos e carinhosos e amorzinho e se cachorro é bom, vira-lata é ainda melhor, hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou totalmente contra. Penso como você.
      Mas realmente, adotar é maravilhoso. É verdade, pois um filhote é sempre surpresa, né? hehe
      Verdade! hahaha É puro amor <3

      Beijos!! :*

      Excluir
  2. Ain, eu ameei o post! Eu super queria adotar um, mas aqui em casa já tem dois.. Acho super importante falar sobre isso. Seria ótimo se todos pensassem dessa forma! Já estou seguindo o blog! Bjos Blog Marinspira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso! ❤ Eu também queria adotar mais bichinhos, mas aqui em casa só a Pi já causa uma revolução... hahaha
      Também acho, e gostaria que mais pessoas entendessem a importância de adotar um SRD, afinal, eles amam como qualquer outro animalzinho. *-*
      Que lindo saber disso! Você tá sempre bem-vinda aqui no blog ❤

      Beijos :*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams