10 de setembro de 2016

O que Harry Potter me ensinou

O que Harry Potter me ensinou


Eu sempre digo que a série que mais amo é Harry Potter, mas nunca consegui escrever uma resenha sobre os livros. Acho que nada que eu disser vai expressar, realmente, o que quero passar pra vocês. meio confuso mas ok

Então, resolvi pegar algumas coisas que aprendi com Harry Potter, mas só algumas mesmo. Se fossem todas isso viraria um livro. hahaha

O amor é a magia mais poderosa que existe

O que Harry Potter me ensinou

Essa é a mensagem central dos sete livros. Amor. E por incrível que pareça, o amor de um casal não é o foco. É o amor pela família, de sangue ou não. Pelos amigos. O amor por um professor ou por um aluno. O amor por uma causa. É um sentimento tão simples, mas que as pessoas insistem em deixar de lado. Vocês acham que todos esses horrores que vemos no mundo existiriam se houvesse amor?

"Não tenha piedade dos mortos, Harry. Tenha piedade dos vivos e, acima de tudo, dos que vivem sem amor."

"Contém uma força mais maravilhosa e mais terrível que a morte, do que a inteligência humana, do que as forças da natureza. E talvez seja também o mais misterioso dos muitos objetos de estudo que são guardados lá. É o poder guardado naquela sala que você possui em grande quantidade, e que Voldemort não possui. (...) Foi o seu coração que o salvou." 

"Sua mãe morreu para salvar você. Se existe uma coisa que Voldemort não consegue compreender é o amor. Ele não entende que um amor forte como o de sua mãe por você deixa uma marca própria. Não é uma cicatriz, não é um sinal visível... ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna." 

Lealdade e amizade são qualidades essenciais 

Faladas em todos os livros, norteiam praticamente toda a história. É a amizade que dá forças a todos eles para continuarem lutando. Harry Potter nos mostra que conviver com amigos não é um mar de rosas, e que existem muitos desafios nisso. Mas que nada, mesmo, destrói uma amizade.

O que Harry Potter me ensinou

A lealdade é uma característica vital. Se formos leal a algo ou alguém, mesmo que este não esteja mais entre nós, alcançaremos nosso objetivo.

"-Ele não está tão afastado quanto você poderia pensar!"

"-Tal lealdade, naturalmente, é admirável - disse Scrimgeour, que parecia conter com dificuldade sua irritação -, mas Dumbledore se foi, Harry. Ele se foi.
- Ele só terá ido desta escola quando ninguém mais aqui for leal a ele - respondeu Harry, com um sorriso forçado."


A morte não é tão assustadora quanto parece

O que Harry Potter me ensinou


Costumamos temer a morte, mas na verdade, os maiores problemas encontram-se aqui, enquanto vivemos. E como dito lá em cima, não devemos ter pena dos mortos, mas sim dos vivos, que vivem sem amor.

"Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."

"Você é o verdadeiro senhor da Morte, porque o verdadeiro senhor não busca fugir da morte. Ele aceita que deve morrer, e compreende que há coisas piores, muito piores do que a morte no mundo dos viventes."

Nossas escolhas valem muito mais do que nossas habilidades 

O que Harry Potter me ensinou


Voldemort nos mostra isso nitidamente: era muito inteligente e poderoso. Mas escolheu o caminho errado, que literalmente desintegrou sua alma. De que adianta ser excepcional em algo e usar essa habilidade para o mal?

"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."

"Tempos difíceis nos aguardam e em breve teremos que escolher entre o que é certo e o que é fácil."

Ser diferente não é um problema

O que Harry Potter me ensinou
Foto: Wallpapername.com

Não tem como falar sobre ser diferente e não pensar na Luna. Ela é uma das minhas personagens favoritas, justamente por não ser "normal" e não se importar com isso. Ela faz o que sente vontade, aquilo que lhe faz feliz. E é uma pessoa extraordinária. 

"Não se preocupe. Você é tão normal quanto eu."


As pessoas que amamos sempre estarão conosco

O que Harry Potter me ensinou

Elas nunca vão nos abandonar, pois fazem parte de nós. Não importa o que aconteça, o amor que sentimos por elas (e elas por nós) não morre.

"Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam?"


Nunca devemos julgar as pessoas

Sabem, se tem um ensinamento que admiro nos livros da J.K., é esse. Nós temos o costume de julgar as pessoas antes de conhecê-las. Mesmo que não desrespeitemos a pessoa, o pensamento está lá.

E Harry Potter nos mostra que o preconceito é o maior erro que podemos cometer. Além de magoar a outra pessoa, podemos perder a chance de ter alguém incrível em nossas vidas.

Os exemplos são muitos, mas os mais marcantes pra mim são a Luna, o Neville e o Dumbledore (que também tá na lista dos personagens favoritos!).

Luna eu já falei ali em cima, mas não é demais reforçar: era a "esquisita" da escola, mas cativava a todos que se aproximavam dela. Uma pessoa incrível, inteligente, amiga e corajosa.

O Neville era o mais atrapalhado da turma, cheio de dificuldades. Alvo de piadas e mais piadas. Ao longo dos livros, se mostrou extremamente corajoso e leal. Um verdadeiro guerreiro.

O que Harry Potter me ensinou
Foto: Pinterest

"Pessoas morrem todos os dias. Amigos, família. Sim, nós perdemos Harry essa noite. Mas ele continua conosco, aqui. [Assim como Fred, Remo, Tonks]. Eles não morreram em vão. Mas você vai.  Porque você está errado! O coração do Harry batia por nós! Por todos nós! Não acabou!"


O Dumbledore vai ser tema do item abaixo, então aguardem um pouquinho. hehe

As pessoas podem se arrepender


Eu não gosto do Rabicho, mas ele é um personagem que nos mostra isso. Foi covarde, muito covarde, ao trair seus amigos, mais de uma vez. Mas lá no fundo, ainda havia bondade, ou pelo menos remorso (principalmente porque o Harry poupou sua vida, mesmo sabendo o que ele fez). E no final, ele acabou fazendo algo de bom.

Outro personagem que não gosto é o Snape sim, me julguem. Mas ele é outro exemplo de que as pessoas podem cometer os piores erros e voltar atrás. Depois que ele percebeu o que havia feito, jurou lealdade a Dumbledore, e assim o fez.

Agora sim, o nosso amado Dumbledore: a visão inicial que temos é de um bruxo absurdamente poderoso e sábio. A pessoa mais genial do mundo. 
Mas quando conhecemos sua vida, vemos que ninguém é perfeito. Em seu passado ele foi extremamente egoísta. E sofreu consequências, que o levaram a se tornar a pessoa incrível que conhecemos. Ou seja, ele errou, mas se redimiu.

O que Harry Potter me ensinou
Fonte: DeviantArt | Ilustração: AgiVega

Acho que a sua história é a mais significativa: mostra que ninguém é perfeito, mas ao mesmo tempo, que devemos dar uma segunda chance. Porque a pessoa pode errar e se tornar fantástica no futuro.

Posso dizer que, para mim, esse é um dos tópicos mais difíceis de se seguir. Eu não sei se perdoaria quem causou a morte dos meus pais. Mas acho que o objetivo da autora é justamente nos fazer pensar, até que consigamos absorver a mensagem por completo.

------------------------------------------------------

Enfim, parece que tudo o que acontece na minha vida ou na dos outros pode ser explicada com Harry Potter. E não tô nem falando das frases incríveis presentes no livro - principalmente do nosso querido Dumbledore -, mas no sentido da profundidade da história, e daquilo que ela passa pra gente. E as minhas reflexões não são poucas. Às vezes paro após um trecho e fico um bom tempo pensando, para depois voltar a ler.

Vou aproveitar esse post e indicar a melhor série que já li na vida pra quem ainda não leu. Esses tópicos são poucos perto de tudo o que vocês vão descobrir lendo. E esse sentimento eu não posso passar pra vocês. Depois me contem o que acharam, tá? ❤ 

Mas vocês, que já leram, me digam: o que aprenderam com Harry Potter? Vou adorar ler "textões", então podem ficar a vontade!


Pra comprar aquele box lindo e maravilhoso com todos os livros (que tem a imagem de Hogwarts, sabe?), clique aqui - você será redirecionado ao Buscapé pra ver os melhores preços *-*

Beijos!! :*

16 comentários:

  1. Concordo com tudo que vc escreveu! HP nos ensinou tanto e continuar a ensinar.
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Sim, a gente sempre tem algo mais pra aprender com Harry Potter. ❤

      Excluir
  2. Nunca vi um post de Harry Potter tão real quanto esse. Não tenho nem mais o que comentar, concordo sem tirar e nem por. Essas ilustrações que você escolheu também são sensacionais. Estou esperando pra ver as próximas lições que essa série nos trará.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que lindo saber disso! *--*
      Estamos esperando! hehe

      Beijos! :*

      Excluir
  3. Eu adoro Harry Potter! Ainda não assisti todos os filmes mas estou quase e também quero ler todos os livros <3 amei o post e o amor que mais exploram mesmo é o amor pela família, pelos amigos, não tinha parado para refletir sobre isso até agora.
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu recomendo muito que você termine! Fico realmente feliz que você tenha gostado. *-*
      Harry Potter sempre tenta nos mostrar as coisas de outro ângulo, isso é o mais incrível. ❤

      Beijos!

      Excluir
  4. Acredito que perguntar o que Harry Potter me ensinou acaba por se tornar meio vago, creio que para eu o melhor seria "o que J.K. Rowling me ensinou através de Harry Potter" cresci acompanhando a historia dele e tudo mais então aprendi que amizade se conquista e se valoriza, que família é para sempre mesmo que um dia todos se vão e que você nunca está sozinho. Harry Potter se tornou uma filosofia de vida a ser seguido, ou quase hahah um beijo moça.

    Blog Floreios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz sentido! Esses ensinamentos que você citou acho que são os que mais se estendem por toda a série.
      E é verdade, Harry Potter é quase uma filosofia de vida! Adorei a colocação! haha

      Beijos! :*

      Excluir
  5. Realmente, a gente aprende muitas coisas com HP.
    Um professor de várias coisas.
    Amei o post e a diversidade de conteúdos do blog!
    Fique com Deus ♥

    https://novidadesestardoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um professor pra vida toda, né? ❤
      Fico muito feliz em saber disso. Obrigada!!

      Beijos :*

      Excluir
  6. Em 2011, nas vésperas do último filme sair, o fã clube do qual sou vice presidente tava começando e demos uma entrevista pra "tv" (que na verdade eram vídeos na internet) de um jornal, e tínhamos que definir Harry Potter em uma palavra. Eu escolhi "ensinamento", porque realmente foi isso do início ao fim!
    É impressionante como J.K. escreveu uma história basicamente sobre o amor, 8 livros grandes e até um pouco densos, sem precisar que hora nenhuma alguém dissesse "eu te amo" assim, abertamente. Ainda assim dava pra sentir o tempo todo e tirar isso como mais importante da história.
    E não se sinta julgada porque eu também não gosto taaanto do Snape quanto todo mundo. Acho que ele tem seus pontos bons, é claro, mas no geral não é o tipo de pessoa que considero como boa ou mesmo herói, o que ele fazia com o Neville (esse sim é herói!) pra mim é imperdoável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Definir Harry Potter em uma palavra é bem difícil, mas acho que você escolheu a que melhor se encaixa. Porque a cada vez que lemos ou vemos um trecho, por menor que seja, aprendemos algo novo. *-*
      Exatamente! Eu fico realmente encantada com o fato de a J.K. conseguir nos ensinar tanta coisa implicitamente, mas ao mesmo tempo de forma tão clara.
      Me abraça! ❤ hahah Todo mundo coloca o Snape num altar, mas pra mim o fato de ele amar a Lílian não anula os horrores que ele fez ao Harry, ao Neville e a tantos outros alunos durante aqueles anos.

      Beijos!! :*

      Excluir
  7. eu devo ser a única pessoa do mundo que nunca leu nem assistiu HP ;-; quero mudar isso um dia, sério...! mas não sei quando haha.

    ah, o post ficou super inspirador ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a única, eu conheço gente que também não leu e assistiu. hehe
      Mas muda isso, sim! Harry Potter só traz coisa boa pra nossa vida ❤
      E obrigada! *-*

      Beijos!

      Excluir
  8. Harry é uma saga incrível, não é? Também aprendi um punhado de coisas que levo até hoje comigo. Sou grata por existir uma história tão valiosa quanto essa. Acho que uma das lições que mais me marcaram foi a de que as pessoas que amamos sempre estarão ao nosso lado, independentemente do que somos, fomos ou vamos ser ❤ Amei teu post, me deu um quentinho no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Somos gratas! A J.K. simplesmente nos presenteou com uma história tão maravilhosa. ❤
      Essa lição é realmente marcante. Não nos deixa tão mal ao pensar nas pessoas queridas que já se foram, né? *-*
      Que bom saber disso, obrigada!

      Beijos :*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams