29 de outubro de 2015

Vale a pena ler: Feios

Foto autoral


Semana passada coloquei a foto do livro Feios, do Scott Westerfeld no Instagram. Disse que vocês podiam esperar um "vale a pena ler", né? Então, aqui estou, no dia nacional do livro, e vou contar pra vocês tudo o que achei desse livro.
Comecei a lê-lo com pouca expectativa, e acho que isso contribuiu para que eu ficasse surpreendida. Simplesmente amei, e quero muito ler o segundo. Mas, primeiro, vejam a sinopse que retirei do Skoob:

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.


Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Bem, agora já posso falar o que achei: o livro é fantástico, a história foi bem desenvolvida e o autor conseguiu me deixar extremamente curiosa, querendo muito o próximo livro. 
Confesso que cheguei a pensar que a sociedade construída desse modo seria algo bom. Vejam: uma sociedade onde não existe diferença, não existe discórdia. O problema é que sempre há falhas, não existe lugar perfeito. E, quando Shay descreveu a cirurgia para se tornar perfeito, percebi o quão doentio isso é. Mudar completamente uma pessoa, mudar tudo o que ela é. *A descrição de Shay está ali embaixo, a terceira citação.*
Outra coisa que gostei é que no livro, eles falam dos Enferrujados: nós. Também tem uma citação sobre isso ali embaixo. A sociedade encara os Enferrujados como burros, estúpidos, em vários aspectos. Primeiro: usavam recursos do meio ambiente para o benefício próprio, mas não davam a menor importância a ele. Segundo: era uma sociedade onde as pessoas matavam apenas por uns serem diferentes dos outros. Onde pessoas ficavam doentes para ter o corpo e a aparência perfeita. 
Pensando bem, talvez sejamos realmente estúpidos...
Vemos a sociedade num ângulo totalmente novo, pelo menos para mim. Até mesmo a vida fora da cidade é diferente da que vivemos atualmente. 
Acontecem reviravoltas na história, muitas vezes não conseguimos acreditar que tal coisa aconteceu.
Achei essa resenha um pouco vaga, mas tenho medo de falar muito e contar o que não devo, então, vou colocar os quotes pra vocês aqui embaixo:

" Não sabia que os Enferrujados usavam energia eólica - disse Tally, surpresa.
- Nem todos eram loucos. Só a maioria. Não se esqueça de que somos descendentes dos Enferrujados e ainda usamos parte de sua tecnologia. Alguns deles deviam pensar direito."

"O queixo de Tally caiu. Todo mundo fazia morfos, até as crianças, que, por serem muito novas, sequer tinham uma estrutura facial definitiva. Era um ótimo jeito de passar o dia: pensar em todos os visuais possíveis para quando você finalmente se tornasse perfeita."

" - Ou talvez, depois que eles quebram e esticam seus ossos até alcançar o formato ideal, depois arrancam seu rosto e raspam a pele, depois que enfiam maçãs do rosto plásticas na sua cara para que você fique igual a todo mundo... talvez, depois disso tudo, você simplesmente não seja mais tão interessante."

" Vistas à noite, as ruínas pareciam muito mais reais para Tally. Nas excursões da escola, os professores sempre retratavam os Enferrujados como estúpidos. Era quase impossível acreditar que as pessoas vivessem daquele jeito, queimando árvores para desocupar a terra, consumindo petróleo para gerar calor e energia, rasgando a atmosfera com suas armas."


Espero que vocês tenham ficado curiosos, pois é um livro que entrou na minha lista de favoritos, e recomendo muito!
Beijos *-*

48 comentários:

  1. Oieee
    nunca me imaginei lendo Feios, mas sua dica falou tão bem dele. E como tu falou, é um livro que faz a gente ver a sociedade de outra forma, isso me chamou atenção ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, me surpreendi bastante ao lê-lo. Faz a gente refletir sobre a sociedade em que vivemos, mesmo o foco não sendo esse. É fantástico!
      Beijos *---*

      Excluir
  2. Olá.
    A muito tempo esculto elogios a essa série, mas tenho medo de me decepcionar e acabo deixando para outro momento, gostei da resenha, me deixou mais motivada para ler a série.
    Bjs
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou, é muito legal saber disso. *---*
      E garanto que você não vai se decepcionar, é uma leitura muito leve e cativante.
      Beijos ^^

      Excluir
  3. Oi já estava em mente comprar feios, por ser uma distopia, mas tem várias resenhas falando mal do mesmo que me deixou com um pé atrás, agora com sua resenha, acho vou comprar e tirar a prova a limpo.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Jura? Nunca vi resenhas negativas sobre ele, mas, cada um tem sua opinião, né? rsrs
      Acho legal dar chances pra tudo, como você mesma falou. Conhecer coisas novas é ótimo!
      Beijos :)

      Excluir
  4. Fiquei muito curiosa, acho que vou criar coragem e finalmente colocar na minha lista! :D

    http://thunderwave.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana, como vai?
    Eu gostei muito da sua resenha, todo mundo fala bem não só desse livro, mas da série inteira.
    Eu tenho ela completa aqui, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Que bom que gostou da resenha. Estou louca querendo ler o outro livro, só que ainda não consegui rsrs
      Recomendo que você leia assim que puder, não vai se arrepender! ^^
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, puxa! eu ainda não conhecia o livro e fiquei sim muito curiosa com a história, quero poder ler e entender melhor ! só não entendi como eu ainda não conhecia !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ^^
      Pois é, muitas vezes leio uma resenha e penso: "como é que eu não soube disso antes?" haha

      Excluir
  7. Realmente, fiquei bastante curiosa com o título e o enredo. O título é peculiar a pode causar repulsa em alguns, não lembro de ter visto o livro e vou pesquisar mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lilian! Não tinha pensado por esse lado, mas é um título que pode causar uma rejeição de quem lê. Mas, de qualquer forma, ele tem toda uma explicação, e depois que você começa a ler não consegue parar...
      Beijo *-*

      Excluir
  8. Fiquei curiosa com o livro. Me intreressei bastante por essa leitura dos "enferrujados" e sobre como o autor vai abordar isso. Com certeza vai pra listinha de possíveis leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode colocar ele na sua lista, super indico! Eu achei fantástica a maneira como o autor fala dos Enferrujados, pois, na visão da população, são seres abomináveis. O pior é que eles tem motivos suficientes pra achar isso...
      Beijos

      Excluir
  9. Não conhecia esse livro ainda muito menos os demais da série, mas fiquei com vontade de ler. Só não me empolguei tanto por ser uma série e meu tempo estar escasso esse ano. Quem sabe pro ano que vem consigo colocar na lista pra ler!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo do seu problema com o tempo. Também sofro disso, ainda mais porque tenho tendência a me apaixonar por séries. 😜
      Coloque na sua lista sim (mesmo que do ano que vem, o que importa é ler!), vale a pena! *-*
      Beijos ^^

      Excluir
  10. eu curto distopias e até que a temática dos livros me atrai, mas só ouso ler/comprar no dia que relançarem com capas mais bonitas, porque essa é bem feia, na minha opinião [sem intenção de trocadilho xD]
    as quotes não me empolgaram muito... =T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que achou a capa feia? Acho bem legal ^^
      Que pena que os quotes não te atraíram, mas tem coisas mais legais no livro :)

      Excluir
  11. Essa é uma série que quero muito conhecer. Acho que vou me apaixonar por ela quando tiver a chance de lê-la. Adorei saber sua opinião e ver que o enredo distópico, que provoca reflexão sobre a beleza, a manteve cativa (rs). Eu espero ter a mesma experiência positiva.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa, vale a pena, viu?! *-*
      Também espero que você goste do livro como eu gostei :)
      Beijos!

      Excluir
  12. Eu vou comprar no final desse mês a série completa da "Rua do berro" mais antes tava procurando outras series ou livros com continuações para ler, ai eu vi esse, eu já tinha me interessado, mais pelo o que você falou parece ser muito legal essa trama, e eu quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi essa série que você falou, vou pesquisar :3
      É bem legal mesmo, vale a pena!

      Excluir
  13. Acho muito interessante a premissa deste livro e dos demais que compõem a série. Já li inúmeros comentários positivos sobre a história e fico super motivada quando leio um post como o seu.
    Ainda não li por falta de tempo, mas depois desta super indicação acho que vou tentar encaixar a leitura nas férias :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que gostou, obrigada! *-*
      Olha, vale a pena arrumar um tempinho pra esse livro <3

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adoro distopias e achei a premissa de Feios bem interessante! Uma sociedade onde diferenças não existem é algo interessante por uma parte, mas que pelo visto tem suas falhas! Espero ter a oportunidade de realizar essa leitura em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode até parecer que dá certo, mas sempre tem algo que estraga... Se gosta de distopias, esse livro tem tudo a ver com você! *-*
      Beijo ^^

      Excluir
  15. Logo qdo lançou essa série eu fiquei com pé atras, mas agora vendo as resenhas, confesso que tenho curiosidade e preciso ler, espero poder ler ano que vem.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não esperava grande coisa não, mas me surpreendi. É muito bom <3
      Beijos ^^

      Excluir
  16. uma amiga anos atras indicou esse livro e fiquei curiosa, ia pegar emprestado mas não deu, se achar o e-book certeza que lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não deu pra ler antes, mas espero que você consiga agora, é maravilhoso. *-*

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu vi alguns comentários sobre essa série em alguns lugares e fiquei bem curiosa com a mesma, agora lendo sua resenha fiquei mais animada ainda, pois deu para saber mais sobre e acredito que eu também serei conquistada por essa história,

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi *-*
      Essa série é daquele tipo que nos deixa curiosos mesmo, espero que você goste do mesmo jeito que gostei ^^
      Beijos

      Excluir
  18. Já ouvi falar muitooo da série toda e já tive até vontade de ler, mas com o tempo passou.
    A história parece ser boa, mas no momento não faz muito meu estilo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo essas vontades passageiras em relação a um livro. Rsrs
      É boa sim, quem sabe um dia você não tem a oportunidade e acaba gostando? Acontece...
      Bjs *-*

      Excluir
  19. Scott é um autor que não tem nem como descrever. Ainda não li essa série dele, mas li outros livros que me fizeram amar a forma como ele escreve.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim *-*
      Ainda não vi nada sobre outros livros dele. Vou pesquisar, devem ser tão bons quanto esse :3

      Excluir
  20. Oi!
    Bem faz tanto tempo que ouvi falar dele que até agora não tive a chance de conferir, parece ser um bom livro com a pegada certa para me encantar, vamos ver se um dia eu pego pra ler.
    Estou seguindo teu blog.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de ler, ele é bom mesmo. Obrigada por seguir, é muito importante pra gente! *--*
      Beijos

      Excluir
  21. ADOROOOO, essas é uma das sagas que eu amo!
    Espero de verdade que mais e mais pessoas conheça o Scoot.
    Por sinal já leu a continuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero <3
      E não, ainda não tive a chance de ler, mas quero muito. Espero conseguir ler em breve, o primeiro terminou de um jeito tão maravilhoso!
      Bjos *-*

      Excluir
  22. O livro parece interessante, mas o momento para que eu lesse passou... infelizmeente não tenho mais interesse em ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, mas quem sabe um dia você não tem a oportunidade e acaba se interessando de novo, né? ^^

      Excluir
  23. Oi!
    Li Feios há uns quatro anos, eu acho, e me lembro pouco da história, só que gostei do livro. Sua resenha foi ótima para matar um pouquinha da saudade do enredo.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou a lembrar *-*
      Muitas vezes isso também acontece comigo: li, sei que gostei mas não lembro da história... rsrs
      Bjos

      Excluir
  24. Oie, tudo bom?
    Já li todos os livros dessa série, mas infelizmente foi uma decepção. Feios é um livro bom, mas os outros foram deteriorando a narrativa. O que gosto na série é essa construção do excesso de vaidade da nossa sociedade, algo que me fez refletir durante a leitura.
    Gosto das capas dos livros também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Jura que te decepcionou? :/
      Realmente é um livro que mostra bastante a nossa vaidade, nos faz refletir bastante. Também gosto das capas :3
      Beijos!

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams