24 de janeiro de 2016

O Verão das Bonecas Mortas #IDY2016

Foto autoral
Foto autoral


Uma das coisas mais legais que eu descobri esse ano foi o I Dare You. E, agora, eu finalmente trago a resenha de Janeiro. Eu escolhi o tema Assustador, onde obviamente eu tinha que escolher um livro assustador. E apesar de, no título, conter a palavra verão e a história se passar nessa época do ano, ele não se enquadra no estilo de livro de verão, por ser bem denso e com muito suspense. Eu não sabia muito o que ler, dentre as opções de temas, e quando achei esse livro me apaixonei a primeira vista. Sério, eu pesquisei sobre ele e já comprei, porque não achei que fosse o tipo de livro pra se ler no computador. E estava certa. 
Vejam a sinopse e concordem comigo u.u
Três mortes inexplicáveis. Uma cidade sufocante. O detetive Héctor Salgado acaba de voltar de suas férias forçadas. Cheio de frustrações pessoais, alvo de uma averiguação da própria polícia por agredir o suspeito de um caso de tráfico de mulheres, ele é incumbido de investigar extraoficialmente a morte do jovem membro de uma poderosa família de Barcelona. E o que parecia um simples caso de suicídio ou morte acidental acaba levando o detetive Salgado a desenterrar segredos perturbadores de pessoas acima de qualquer suspeita. Com uma trama ágil e inteligente, escrita com rara elegância e recheada de personagens bem construídos, O verão das bonecas mortas é o primeiro volume de uma série que promete mexer com os nervos do leitor. 
 Bem, a minha primeira impressão foi: essa história é espanhola. E sim, Toni Hill é um escritor e psicólogo espanhol. A trama toda se passa em Barcelona. Ela é muito bem escrita e nada complexa, e mesmo sendo uma história densa (com uma trama densa), a escrita flui e não é cansativa. Eu dei 4 estrelas pra esse livro por uma única razão: achei que faltou alguma coisa. Principalmente na história do verão com as "bonecas mortas", achei um pouco rasa, apesar de chocante. Acho que eu criei grandes expectativas em cima desse caso - por ele ser antigo, por ser misterioso - e imaginei que seria uma trama bem maior do que a que realmente aconteceu. Agora, em todos os outros quesitos, o  livro é realmente ótimo.

Informações técnicas...

Vamos começar pela capa porque misericórdia! Eu amei essa capa. Ela faz a gente querer ler o livro e é bem assustadora. Até porque uma boneca afogada não é nada simpático. E, ouso dizer que, nesse caso, podemos julgar um livro pela capa. 
Foto autoral

É bastante mórbido, mesmo que a fonte seja até bonitinha. Achei bem clean, sem precisar de muita coisa e dizendo tudo o que era necessário sobre a história. É um livro leve, no sentido de peso mesmo (de verdade, são 376 páginas, e ele é muuuuito leve), com as páginas amareladas e uma fonte agradável no corpo do texto. Ele é justificado, o que eu amo porque parece bem mais gostoso de ler. Essa é a 1ª edição, pela editora Tordesilhas
Foto autoral

O livro é dividido em cinco dias da semana (de quarta-feira à domingo) e tem 41 capítulos. A narração é revezada por alguns dos personagens principais, o que dá uma visão bem ampla da história toda. 
Foto autoral
A história...

A trama é dividida em núcleos que se cruzam, obviamente, já que um personagem acaba ligado a outro. O inspetor Héctor Salgado, após ser forçado a tirar férias por bater no suspeito de um caso de tráfico de mulheres, é incumbido de cuidar extraoficialmente de outro caso, um caso que parece banal e sem sentido, visto que provavelmente se trata de suicídio ou morte acidental. Então, enquanto Héctor e a agente Leire Castro seguem atrás de pistas (que até então eles acham que não vão encontrar), ele tem de lidar com seus problemas pessoais, uma ex mulher que ainda não esqueceu e um filho que não vê há um mês. Sua vida está, literalmente, de pernas para o ar. E, quando ele pensa que tá tudo mesmo numa maré de azar, esse caso considerado já encerrado, traz reviravoltas e segredos do passado que envolvem mais coisas do que todos imaginam.
Tudo tem início na noite de São João, quando Marc Castells cai (ou se joga, até então), da janela do sótão e morre. Apesar de nada indicar assassinato, Héctor e Leire vão atrás de qualquer coisa que possa ajudá-los a encerrar o caso, inclusive interrogar os amigos de Marc - Aleix e Gina -, seus pais e quem mais pudesse ter relação direta ou indireta com ele. A partir das pistas encontradas, eles relacionam esta morte com outra ocorrida anos atrás, onde uma garota de 12 anos foi encontrada morta numa piscina com várias bonecas ao redor. 
Mesmo o foco sendo a morte de Marc, ainda temos a subinspetora Martina Andreu investigando o ocorrido com ligação ao caso do tráfico de mulheres e - mesmo este não sendo bem esclarecido - nos ajuda na parte do mistério e tal e, eu pelo menos, me peguei duvidando um pouco do Héctor. 
A verdade é que eu fiquei muito envolvida com esse livro, sem conseguir parar de ler. Em nenhum momento duvidei do verdadeiro culpado (isso porque duvidei de quase todo mundo!) e acho que deu um brilho a mais na história. Como disse, o caso de 12 anos atrás, na minha opinião, ficou um pouco fraco. Mas o autor compensou isso nos motivos do crime atual e fez toda a diferença.

Naquela madrugada eu me comportei com bravura: desobedeci às regras e enfrentei a escuridão só para ver Iris. Mas encontrei-a afogada, flutuando na piscina, rodeada por um cortejo de bonecas mortas.

Então, gente, é isso. Aconselho vocês a participarem do I Dare You, porque é um dos melhores desafios literários que já conheci. 
Ah, e comentem o que acharam da resenha ou se já leram o livro. Aliás, ele tem uma continuação, Os Bons Suicidas, (ainda bem, porque o fim é nada esclarecedor) e eu espero ler ainda esse ano. Recomendo demais esse autor, principalmente, esse livro.
Beijos e até terça ;*

4 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não li nenhum livro do gênero, mas essa capa me ganhou viu?! Adorei as informações sobre o livro e esse projeto é incrível mesmo!
    Eu queria muito participar, mas esse ano vai ser bem corrido para mim, então fica complicado :(

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa que me ganhou também, não resisti!
      E sobre o tempo corrido, entendo totalmente.
      Só espero conseguir participar em dia, haha.
      Obrigada e beijos!

      Excluir
  2. Gente, que coisa macabra haha! Adorei a capa (medo) e a história do livro, parece bem interessante, ainda mais por se tratar de um livro espanhol (não sei se funciona com livros, mas filmes de terror espanhóis são os mais tensos!). Também gostei da sua resenha, com sua opinião, informações sobre a história e informações técnicas. Por sinal, obrigada por comentar na minha postagem sobre resenhas literárias, espero que ajude bastante <3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, obrigada! *---*
      Tenho certeza que sua postagem vai ajudar muito.
      E a história é realmente boa, vale a pena a leitura.
      Beijos!

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams