6 de abril de 2016

Tutorial: Padrão em chevron no Photoshop


Antes de tudo quero dizer que ontem fizemos NOVE MESES de Coisinhas!!! <3 Estamos muito felizes, mesmo, com todas as conquistas que tivemos até aqui. Inclusive, queremos agradecer vocês, por tudo, mas principalmente porque comemoramos nosso mêsversário com 15 mil visualizações!!! É felicidade que não cabe, haha.
Mas, agora começando o post...
Oi gente! Hoje eu resolvi ensinar a fazer um tutorial suuuuper básico e fácil, como presente nosso para vocês. Sei que existem maneiras mais inteligentes e difíceis de fazer chevron, até mesmo mais profissionais, mas como sou muito iniciante em PS e sei que muita gente é, quis trazer essa maneira mais simples. Fica legal para suas edições, para usar em blogs. Nada muito profissa, como já disse, mas dá pra brincar.
O Chevron é esse padrão de triângulos muito fofo, que pode ser usado em tudo, até mesmo em decoração. Quando quis aprender, precisei seguir um tutorial em inglês porque não achei nenhum que fosse fácil em português. Espero que consiga ajudar vocês.

Vamos ao que interessa...

Gente, é a primeira vez que ensino algo nessa vida, então qualquer coisa que vocês não entenderem, me avisem, que eu tento arrumar da melhor forma que conseguir.
Primeiro de tudo, é bom especificar que fiz esse padrão no photoshop cs6 portátil. Não sei se há alguma alteração de um para outro.

Então, vamos lá.
Passo 1 - Abra o photoshop e crie um novo documento. Você vai deixar ele com o fundo branco e colocar a altura e a largura em 300 pixels (px), como na imagem. Clique em OK.

Abra a imagem em branco com 300x300px

Passo 2 - Na barrinha lateral de ferramentas do photoshop, clique em Custom Shape Tool (U), ou, no teclado, clique na letra U.

Passo 3 - Depois, clique na caixinha de formas (onde tá escrito Shape) e procure pela setinha de lado (como na imagem).

Clique U e depois escolha a setinha para a direita
Passo 4 - Agora você vai abrir essa seta. Ela vai ser o chevron. Antes, escolha a cor que deseja. Você vai no cantinho superior do documento que abriu e vai expandir a seta que selecionou. Dessa forma, vai levar até o outro lado, embaixo. Dá pra entender? haha A imagem abaixo mostra, mais ou menos. Tente seguir a setinha vermelha.

Siga de um canto a outro para abrir a seta
Ele vai ficar de ladinho, então você vai precisar girá-lo. Clique Ctrl + T no seu teclado e gire até a posição certa, que no caso, é para cima. Como quando a gente desenha grama na pré-escola (dessa forma ^). Selecione qualquer outra ferramenta e clique em Apply.

Gire a seta até ela ficar assim (^) e clique em apply

Passo 5 - Ajeite da forma que achar melhor, para que cada pontinha encoste em uma extremidade do documento. Depois disso, clique em Edit (lá em cima da página) e vá até Define Pattern. Clique nele.

Editar e Definir Padrão, para criar seu padrão
Passo 6 - Dê um nome a ele e clique em OK.


Aplicando seu padrão...

Passo 7 - Abra o novo documento, aquele em que você quer aplicar o fundinho de chevron, já no tamanho que deseja. Deixe ele desbloqueado e clique duas vezes sobre a camada.

Passo 8 - Com a caixinha da camada aberta, clique em Pattern Overlay.

Passo 9 - Selecione o padrão que acabou de salvar, que provavelmente vai estar no fim de tudo.


Passo 10 - Ele é variável no tamanho, então, para isso você vai ter que mexer na barrinha de escala. Vá em Scale e mova-a até onde desejar. Ou então, escreva um número na caixinha ao lado da barra e veja qual o melhor tamanho pra você.

Então clique em OK
Passo 11 - Edite como quiser, e tá pronto para usar. Pasa uso na web, salve sempre em PNG. A qualidade fica melhor.


Agora é só usar e abusar.

Repito que não é o melhor tutorial do mundo, eu nem sou tão boa no photoshop quanto deveria, mas quis trazer algo diferente pra vocês. Espero mesmo que gostem e, qualquer dica que tiverem, me mandem que eu adoro. Se curtirem tutoriais, avisem que posso trazer mais pra vocês.
Beijos, obrigada novamente e até sexta.

5 comentários:

  1. Boa tarde Meninas!
    Help!! rs Sabem me explicar como fazer cada linha de uma cor? Fazer um padrao todo colorido? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Bem, você pode multiplicar a altura do quadradinho base de acordo com a quantidade de linha que quiser. Por exemplo, se quiser duas cores diferentes, crie um arquivo de 300px de largura por 600px de altura. Se quiser três cores, faça um arquivo de 300 x 900. Aí segue o tutorial normal, só que coloca duas formas de cores diferentes. Por aí vai... :p

      Excluir
  2. Amei seu tutorial, super fácil, fiz rapidinho. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams