2 de maio de 2016

Sobre ONGs


Oi, leitores! Hoje quero falar de um assunto muito importante: o trabalho das ONGs. Sempre achei muito bonito, e queria divulgar de alguma forma. Quer lugar melhor que o blog?

Para começar, ONG quer dizer Organização Não Governamental. E o que é isso? É uma instituição ou grupo de pessoas que trabalha para ajudar alguma causa, dependendo de doações e trabalhos voluntários. Ela não tem fins lucrativos e nem é uma instituição do governo.

As ONGs podem atuar em muitos ramos, mesmo. ONGs que ajudam o meio ambiente no geral ou um caso particular; que promovem o exercício dos direitos humanos (também no geral, ou algum direito específico); que combatem a fome, a miséria... Há ONGs que atuam na área da medicina, da educação, da segurança. Acho que já deu para entender que, em cada item, existem subdivisões que podem (e muitas vezes já existem) "gerar" uma ONG. O mais importante de tudo isso, não importa a área, é que as instituições são criadas por boas pessoas, que se encontram com mais e mais pessoas que querem contribuir com o crescimento do mundo de alguma forma.

Agora que já expliquei um pouco sobre ONGs, você deve estar se perguntando: "e onde eu entro nessa história?"
Você faz parte da sociedade. E para contribuir com seu crescimento, nada melhor do que ajudar uma organização. Como falei logo no início, elas não tem fins lucrativos, e dependem de voluntários para continuarem ativas.
"Mas eu não tenho dinheiro, nem tempo para ser voluntário!" 
Não tem problema. A divulgação é o meio mais fácil de contribuir com uma ONG. Eu mesma, não posso contribuir de outro jeito no momento e, como tenho um blog, não custa nada dedicar um espacinho para as ONGs. E mesmo se você não tem um blog, as redes sociais estão aí para isso, não é? Nas minhas pesquisas, parei e pensei: "temos poucos anúncios no Coisinhas". Vou colocar de outras instituições em breve. Muitas disponibilizam o código para você divulgar, é super rapidinho!

Existem milhares de organizações espalhadas pelo mundo, mas nesse post quero citar algumas que conheço e admiro.
Há duas ONGS que sigo, de fato, sobre o meio ambiente: o  WWF e o Greenpeace. Acho que vocês já ouviram falar, não é? Então. São duas instituições muito comprometidas com seus ideais, que buscam um mundo melhor, onde não haja mais desperdício, desmatamento, animais em extinção... São coisas demais para citar aqui. Por isso, sugiro que entrem nos sites de cada uma e leiam os objetivos, a história e como ajudar. Vocês vão se surpreender!



Nesses casos, sobre a natureza, ainda há um outro meio de ajudar: assinando petições. Eu já assinei várias, principalmente do Greenpeace - que é onde mais vejo. E para facilitar mais ainda pra vocês, que nos seguem, é só olhar ali na sidebar, na aba "Ajude!". Muito simples, né?




Agora, quem nunca ouviu falar sobre Médicos Sem Fronteiras? É uma ONG gigantesca, que tem como objetivo ajudar pessoas em locais onde não há condições médicas. Pode ser em meio a uma guerra, epidemia, desastre natural... Eles estão lá, dispostos a cuidar de quem precisa de ajuda. Atuam em cerca de 70 países. Gente, é muita coisa! Por isso, eles dão opções para você ajudar, como doação mensal (que pode ser a partir de 10,00), ou até mesmo uma doação única. Bem, eu não encontrei banner no site deles para colocar aqui no blog, mas podemos ajudar com a divulgação em nossas próprias redes sociais. E, além desses modos, podemos ajudar trabalhando (é claro, se você tiver alguma formação que se encaixe no que eles precisam).



Outra ONG humanitária, que vocês também devem conhecer, são os Doutores da Alegria. Uma ONG onde profissionais se fantasiam de palhaços e levam a alegria até as crianças hospitalizadas. Visitem o site, vale a pena! Você colabora com doações mensais, únicas, ou até mesmo com suas notas fiscais! Ainda há a oportunidade de fazer cursos sobre "comédia humana", palhaços, etc.
Foto: InfoEscola

Essas quatro que citei são pouquíssimas perto das infinitas que existem por aí. Procure na sua cidade. Sabe aquelas ONGs locais que ajudam crianças, animais indefesos ou a natureza? Não precisam ser grandes. Não importa qual ONG você ajudou ou como. O que importa é ajudar.
Espero ter conseguido passar para vocês como eu acho importante o trabalho dessas organizações, e também ter conseguido mostrar que qualquer ajuda é válida.
Beijos e até o próximo post! ;*

24 comentários:

  1. Legal, tem tbm as ongs de animais, toda cidade tem, onde recolhem, castram, cuidam e colocam cães e gatos para adoção. Como falei no meu blog, vc não precisa ter ou ser uma ong, mas pode ajudar o próximo, eu estou recolhendo brinquedos para doar para crianças carentes, recolho, conserto, lavo e entrego.... Bjkas
    www.contatudocacau.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tem uma ONG de animais muito fofa na minha cidade também *-*
      Nossa, e eu adorei saber disso! Realmente, muitas vezes para ajudar o próximo não é preciso muita coisa, e sim cada um fazer sua parte <3
      Beijos

      Excluir
  2. As ongs são muito importante e fazem trabalhos incriveis!! E como você disse: O importante é ajudar!!! - Sempre!! <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O trabalho delas é admirável, e não é difícil ajudar. Existem várias formas *--*

      Excluir
  3. Como assim não conhecia o blog de vocês? É LINDO D+! Vocês são super fofas! Meus pais ajudam ONGs e Eu acho isso bem legal!
    Sábado vou até ajudar a Visão Mundial com um projeto super legal que em breve falarei mais no meu blog! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, obrigada! <3
      É muito legal saber disso, vou ficar de olho no seu blog pra acompanhar o projeto *--*
      Bjs

      Excluir
  4. Oi meninas!! Bem legal vocês fazerem um post falando sobre ONGs. São trabalhos muito importantes e que merecem respeito e atenção. Eu já conhecia esses que você citou, mas ainda não tive a oportunidade de contribuir com nenhum.
    Bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, como não posso ajudar de outra forma, quero mostrar para as pessoas a importância das ONGs para a sociedade. <3
      E sim, elas são bem conhecidas mesmo rs
      Bjs

      Excluir
  5. Que legal vocês falarem desse assunto! São trabalhos super importantes e que nem sempre tem a atenção que merecem. Gostei muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Por isso mesmo resolvi escrever esse post. Se um blog tem tanto poder, devemos usá-lo para isso, né? <3
      Obrigada *--*
      Bjs

      Excluir
  6. Eu adoro ver posts assim, de pessoas que se preocupam com o mundo é compartilham ONGs para que os outros possam conhecer :)
    Eu adoro conhecer o trabalho de ONGs de animais ❤️
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, fico muito feliz quando leio posts sobre esses assuntos <3
      Ah, ONGs de animais são puro amor *-*
      Beijos

      Excluir
  7. Bravo, bravo, aplausos, aplausos, fico toda feliz quando vejo menias novas assim com ideias geniais, parabéns precisamos de mais pessoas assimm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de verdade <3
      Acho que se cada um fizer a sua parte, mesmo que com um único post, o mundo se tornará um lugar melhor *-*
      Bjs

      Excluir
  8. que belo post!
    por mais pessoas com a cabeça aberta assim como você na blogosfera!
    os posts da maioria dos blogs é baseado em modinhas, e as pessoas acabam se esquecendo do resto, de ajudar as pessoas, os animais, esquecem que tem um mundo ao seu redor que esperam por sua ajuda.
    ótimo post Mari!
    beeeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Foi o que pensei ao escrever esse post. Queria usar o blog pra atingir as pessoas de um modo positivo, sabe? Não posso ajudar de outra forma por enquanto, mas já é alguma coisa *-*
      Beijos!

      Excluir
  9. Adoro conhecer e ver o incrível trabalho das ONGs, fico tão feliz em ver pessoas que ainda desejam o bem para o próximo. Eu estou fazendo um projeto incrível com os animais, o próprio reconhecimento é ótimo! Amei o post, beijão ♥

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Inclusive, adorei saber que você tem um projeto com os animais. Deve ser muito gratificante <3
      Obrigada!
      Bjs

      Excluir
  10. Excelente explicação sobre as ONGs, o mundo seria muito melhor se fosse todo baseado em princípios e idéias dessas ONGs citadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E sim, eu concordo que o mundo seria bem melhor com mais pessoas que cuidam das ONGs *-*

      Excluir
  11. É sempre bom colocar assuntos como esse em um blog! Ainda mais da maneira que você abordou, deixou tudo super explicado.
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Adoro ler sobre isso <3
      E obrigada, fico feliz em saber que consegui explicar o que queria *--*
      Beijos!

      Excluir
  12. Belíssima ideia para divulgar ONGs, assim cada vez mais essas informações se espalham e as ONGs recebem também mais auxílio e visibilidade!
    Muito bom!
    BEIJOOOS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É o que penso: mesmo não podendo ajudar financeiramente, acho que posso ajudar a divulgar <3
      Beijos!

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams