30 de maio de 2016

Um dia #IDY2016


Mês de maio tá acabando e já tava mais do que na hora da minha resenha pro I Dare You desse mês. Eu não sabia o que ler até o meio do mês, pra ser sincera, mas aí lembrei que minha amiga Camila sempre me perguntava se eu já tinha lido Um Dia e que eu precisava muito ler. Isso é uma recomendação, certo? Então lá fui eu na biblioteca atrás dele. Aliás, obrigada, Camila.



Sinopse:
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um Dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. 

Bom, como diz a sinopse, o livro vai mostrando o relacionamento deles a cada ano, no mesmo dia. Mostra também como cada um vai levando a vida - geralmente em lugares e de formas totalmente diferentes. Emma Morley é a típica nerd geek ativista. Desde a universidade ela é apaixonada por Dexter Mayhew, mas jamais imaginou que ele a notaria. Então, naquela primeira noite, quando eles apenas conversaram e dormiram, ela achou estar realizando um sonho. E foi ali que eles se tornaram melhores amigos. Porém, a vida, sempre ela, tratou logo de separar os dois. Dexter é aquele personagem clichê, que não sabe o que quer da vida, mas como tem dinheiro, sai por aí, de país em país, apenas curtindo com moças bonitas sem saber o que virá depois. Emma está numa situação parecida, sem saber o que quer da vida, mas ao invés de viajar por aí, ela arruma um emprego medíocre para conseguir se manter, mesmo depois do diploma e das boas notas. Ela sonhava em mudar o mundo, participar de engajamentos políticos, escrever romances e coisas do tipo. Claramente, isso não acontece.



Então, a medida que o tempo vai passando, os dois vão vivenciando coisas que nem eles mesmo esperam, e sempre mantendo aquela amizade com-gostinho-de-amor que é o ponto alto da história.

Informações técnicas


Eu peguei a edição com a capa do filme, e acho ela linda, mas prefiro a outra. Normalmente, eu prefiro a capa original mesmo nos livros, mas como esse eu peguei na biblioteca, acabou sendo o que tinha lá. O livro foi publicado pela Editora Intrínseca, é justificado e as páginas são amarelas. Aliás, são 416 páginas.


Ele é narrado na terceira pessoa, sempre alternando entre o ponto de vista da Emma e do Dexter, e eles são muito cativantes. Você quase consegue enxergar a cena (e não é porque eu já vi o filme u.u).


Minha opinião

Esse livro é um amor. Eu amo a forma como ele foi escrito - uma vez por ano - e sem o toque clichê desse tipo de romance. Eu amo o fato dos personagens serem bem construídos. Você sente a tristeza e a angústia deles, além de querer participar de muitos momentos felizes. Os pais de Dexter, por exemplo, é como se fossem pessoas do nosso cotidiano, principalmente em personalidade. A empatia que eu senti chegou a ser exagerada. Eu amo também o quanto eu odeio e adoro o Dex e a Emma. Eles me irritam tanto que chega a ser amor, haha.
Outra coisa bem legal é que as coisas não acontecem como a gente espera. Em nenhum capítulo. Eu sou aquela que torce pelos clichês, então sempre que um dizia que ia dizer algo para o outro, eu ficava "FALA-PELO-AMOR-DE-DEUS", mas isso não acontecia, o que tornava tudo irritante e incrível.
O final é lindo e te deixa com aquela vontadezinha de não deixar as coisas passarem na sua vida, sabe? Aquela coisa inspiradora que nos motiva a mudar, a ver a vida com outros olhos. Apesar de ficção, Um Dia poderia muito bem ser uma história real, que acontece com a gente. Também é uma história que mostra muito o que é crescer e como, as vezes, nossos sonhos de juventude acabam sendo deixados para trás, muitas vezes porque é o que deve ser feito.
E mesmo em alguns momentos os parágrafos serem extensos e a Emma falar tanto que se torna cansativo e chega uma hora que você não entende mais nada e precisa voltar, eu dei 5 estrelas para ele, acho que mais pela mensagem que ele quis passar e a forma que ela foi passada. É um livro para se ler sempre e para se apaixonar cada vez mais.
Ah, e o filme é muito fiel ao livro, recomendo bastante também. Assistam ao trailer.

E foi isso. Um livro lindo que ilustrou meu mês favorito do ano. Alguém já o leu? Compartilha comigo o que achou pelos comentários.
Beijos e até quarta ;*

O que quer que aconteça amanhã, nós tivemos o hoje.

Fonte dos gifs: Tumblr e We Heart It.

6 comentários:

  1. Meu livro favorito! Me apaixonei pelo filme também... Na verdade vi primeiro o filme e gostei tanto que fui atrás do livro!

    Ahh, se quiser conhecer meu cantinho: www.ariadnerocha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi o filme primeiro, faz um tempão!
      Vou te fazer uma visitinha lá <3
      Beijos

      Excluir
  2. Exatamente cenas que conseguimos ver mesmo antes de ver o filme ou já assistindo ele!!!
    Esse é um dos livros da minha vida!!!
    Me gerou uma tatuagem!!!

    Dex e Em são incríveis!!! A Emma muito mais que o Dexter ( que eu julgo um fdp egoista)!!!
    Meu ódio e amor por Dexter muda a cada ano que passa os capítulos!!! Mas acredito que naquela viagem de férias ele foi muito idiota com a Emma!!!

    Realmente penso também que essa é uma história de amor que poderia acontecer com a gente!!!

    Adorei seu ponto de vista!!!

    Barbara

    http://ironicamenteinusitado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura sobre a tatuagem? Que lindo! Tenho livros que eu adoraria tatuar algo sobre, mas aí eu viraria um gibizinho, haha.
      E sobre o Dex, ele é um idiota mesmo, me irrita muito sempre. Ainda assim, a gente sempre se interessa pelos pontos de vista dele, né?
      Obrigada! *-*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams