16 de julho de 2016

Coisas que você aprende quando começa a trabalhar na sua área


A parte mais difícil da vida é quando você precisa escolher o que quer fazer dela. Aquela típica pergunta de família que diz "o que quer ser quando crescer?" é sempre uma grande pressão. Até porque, nossas auto cobranças estão cada vez maiores, e não saber o que quer ser é quase o mesmo que falhar na vida. 
E, sim, foi uma decisão difícil pra mim, carrego dúvidas até hoje.
Porém, escolhi. Publicidade e propaganda. Eu adoro e admiro tudo o que permeia este universo e não via a hora de conseguir um estágio/emprego. Passei os dois primeiros anos mandando alguns poucos currículos (medo, oi?) e não conseguia nada.
Até agora.
Finalmente, consegui o famigerado emprego na minha área, o marketing. De uma importante empresa, conhecida no Brasil inteiro. E, com isso, em apenas uma semana de trabalho, eu já aprendi MUITA coisa. Coisas que, pensando aqui agora, acho que acontecem com todo mundo que arruma o primeiro emprego que realmente importa, aquele que vai iniciar sua carreira. Por isso, preparei uma pequena lista dessas coisas para compartilhar com vocês.

Você ainda não sabe quase nada. Mas isso tá ok.

A primeira coisa que eu notei, e senti um pânico absurdo, é que eu não sei nada. Tudo aquilo que vejo na faculdade, é claro, me deu uma base. Um preparo. Mas como me disse um professor uma vez (o qual achei estar exagerando, mas não estava), a faculdade é 10%. O resto é só na prática. Então, está ok não saber. Está ok perguntar. Se informar. Pesquisar. E, principalmente, errar. A não ser que você tenha um emprego que lide com vidas, o que não é o meu caso, errar tem solução. Principalmente para quem tá começando, nunca vão nos jogar de cara na cova dos leões. Portanto, errem no começo que é menos risco, hehe. Talvez você sinta no primeiro dia que não nasceu para aquilo, mas uma semana depois faz sentido você não saber ou estar familiarizado com determinados assuntos. Não tenha medo. Se arrisque.

Não conhecer a galera te ajuda a aprender. 

No meu caso, por exemplo, que fico quietinha e na minha, é maravilhoso. Eu trabalho numa sala com várias pessoas e presto atenção em absolutamente tudo que elas conversam. Tudo o que elas precisam resolver, com quem elas conversam, sobre o que, até mesmo o tom de voz. Quando você não conhece o pessoal, você fica mais tempo em silêncio. Assim, você observa, presta mais atenção. Existem exceções, claro, tipo os que já são extrovertidos e fazem amizades em 5 minutos. Mas se você, assim como eu, é tímido, tá aí uma vantagem. Dessa forma, a gente vai pegando o jeito das coisas. Como elas rolam no ambiente, no setor, entre setores. Com isso eu tô só alimentando meu cérebro e, quando precisar resolver algo, já sei mais ou menos o que fazer.

Você vê que é muito mais trabalho do que você pensa.

Na publicidade, eu sempre soube que era bastante trabalho. E trabalho doido mesmo, na correria. Mas as redes sociais, por exemplo, que é algo que me interessa, sempre achei que era tranquilo. Sempre. Apenas postar, gerar feedback. Só que agora vejo que não é nada simples. Tem todo um universo por trás disso, não é só você e o computador. É um acúmulo de questões, de situações, de pessoas envolvidas, de pesquisa. E é legal porque na faculdade você precisa estudar de tudo e pensa "ah, mas vou seguir uma 'sub área' e não vou precisar de tal coisa", porém, provavelmente, você vai sim.



Você sente muito medo. Mas isso tá ok também.

Gente, meu Deus! Eu lidei com ansiedade, medo, estresse, desespero, vontade de desistir, vontade de chorar, tudo ao mesmo tempo! Claro que eu sou uma pessoa muito nervosa com as coisas. E se você é assim como eu, consegue imaginar ou já passou por isso. Mas acho que, mesmo as pessoas mais tranquilas, sentem um friozinho na barriga. Eu fico com aquela pulga atrás da orelha de "será que é assim mesmo?", ainda que a pessoa tenha acabado de me explicar. É um medo que anda junto com o fato de que você não sabe quase nada. Mas isso está muito ok. O medo nos ajuda, até mesmo, a sermos mais cautelosos. Pensar antes, perguntar se não tiver certeza. E isso é muito bom. O ideal é sempre pensar que todo mundo que está ali com você, também já teve uma "iniciação". E passaram por isso, felizes. Você também consegue.

Ao mesmo tempo, você se sente muito bem. 

Ter coisas pra fazer e coisas que você se identifica te faz feliz. Gera um grau de importância na sua vida. Um sentimento de "sou adulto". De "agora sim". Ter responsabilidades não é algo ruim. É uma nova fase. Eu fiquei com a sensação de que agora tudo vai se ajeitar, sabe? Sentindo orgulho de mim, por saber que outras pessoas estão com orgulho de mim. Meus amigos, minha família. E acho que não tem nada mais indescritível que essa sensação. As pessoas vão te perguntar como é seu trabalho e você vai falar sobre isso com tanta convicção. Aquela superioridade gostosinha e saudável de "ah, agora eu sei o que é ter uma carreira" de uma semana. Enfim, é uma coisa que nos deixa felizinhos e orgulhosos de nosso esforça, vendo que vale a pena.

Não queira agradar. Queira ser eficiente.

Por último, a coisa que, para mim, foi a mais importante. O meu momento eureca. Não tente agradar pessoas. Não tente impressionar, fazer para aparecer. Não tente forçar uma amizade que ainda não existe com os colegas de trabalho. Seja educado, é claro. Converse com eles, sim. Mas está ok se não rolar assunto. Uma hora, as amizades surgem. Isso é indiscutível, uma qualidade normal do ser humano. Mas não é o primordial na sua área de trabalho. Você não está ali para fazer amigos. Está ali para ser eficiente. E, se for, não vai precisar forçar nada. As coisas vão vir naturalmente, as pessoas vão notar seu potencial sem você esfregá-lo na cara de ninguém. Lembre-se sempre de que o nosso potencial nasce com a gente, ele só precisa ser exercitado. Ser posto em prática. Faça seu trabalho, sua parte, que o resto vem.

Até agora, esse foi meu aprendizado. O mais legal é saber que eu ainda tenho taaaanto para aprender, com relação a isso. Tanta coisa vai acontecer. E, com certeza, vou compartilhar por aqui, porque não acredito ser a única nesse barco.
Alguém já passou por isso? Está passando agora? Contem para mim suas experiências, eu adoro saber, hehe.

Beijos e até a próxima! *-*

24 comentários:

  1. O seu professor falou a mais pura a verdade. É na prática que se aprende, você sai da faculdade crua, a base sim, mas tem coisas que você não vai saber mesmo, não porque a faculdade é ruim ou você não aprendeu nada, e sim porque é assim com todo mundo. Imagine uma área que tem várias especialidades, nunca você consegue saber de tudo, não tem como.
    Eu não trabalho na minha área, mas quando tive uma dúvida e perguntei pra quem trabalha a pessoa não sabia porque não trabalhava com imposto de renda. Como aprendi? pesquisando, perguntando e fui indo.
    Acho que você está no caminho certo e é bem madura para a sua idade. Parabéns! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a faculdade tá aí só pra te dar uma base mesmo.
      Mas é isso, quanto mais vontade e curiosidade a gente tiver, mais a gente vai aprendendo.
      Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  2. Amei muito isso que você falou, um professor meu sempre dizia que a gente ia aprender mesmo na prática e ele fazia de tudo pra começar a nos preparar. Eu tenho muito medo, eu já escolhi a minha área, vou começar agora um curso para me especializar e me ajudar a entrar na faculdade. Espero poder realizar o meu sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai conseguir! O medo ajuda a gente a se preparar mesmo. Boa sorte <3
      Beijos

      Excluir
  3. Primeiramente, eu sou apaixonada por marketing e até penso em cursar também, mas, por hora, quero muito jornalismo *-* fico muito feliz por você ter conseguido um emprego e estar aprendendo muitas coisas.
    Sua lista é muito legal. Ainda não trabalho, nem terminei o ensino médio, mas com certeza vou lembrar das suas palavras; não vou ficar tão desesperada :)
    Adorei o post ❤️ Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jornalismo também é uma área muito legal. Tudo em comunicação é lindo *-*
      Isso mesmo, o importante é estar focada e querendo muito a coisa. Aí acontece naturalmente. <3
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Amei o post, é bem isso mesmo, sou formada em marketing e administração, trabalhei um tempo na area e pude vivenciar todos esses tópicos, mas no final sempre vale a pena fazer o que a gente ama, né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fazer o que ama é o mais importante. Senão a gente acaba não se adaptando, né?!
      Beijos.

      Excluir
  5. Seu post me deixou com um friozinho na barriga. Ainda estou na escola, vou começar a faculdade próximo ano, e começar a pensar no trabalho me dá medo, confesso. Parece ser uma realidade tão diferente! Já ouvi muito falar mesmo que na prática a pessoa percebe que não sabe nada hahaha ai meu deus.

    Mas faz parte, né? Aprendizado.

    Bjs ;*

    www.escritoriando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muito medo e ainda tenho. Pessoa tímida e ansiosa sofre nessas ocasiões haha. Mas faz parte mesmo e depois que cê pegar o jeito, vai até rir de ter ficado tão nervosa antes.
      Vai dar tudo certo!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Amora!
    Adorei a idéia do post. Muita gente tem medo desse momento e suas dicas foram muito bacanas. Eu já passei por isso, mas como mudei de área e voltei pra faculdade (resultado daquelas cobranças que os outros fazem: escolhi o curso errado!) vou passar por tudo de novo! Rsrsrs
    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Obrigada!
      Sei bem como é. Mas o que vale é a experiência adquirida, haha.
      Boa sorte!
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Amora!
    Adorei a idéia do post. Muita gente tem medo desse momento e suas dicas foram muito bacanas. Eu já passei por isso, mas como mudei de área e voltei pra faculdade (resultado daquelas cobranças que os outros fazem: escolhi o curso errado!) vou passar por tudo de novo! Rsrsrs
    Bjoks

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Gostei muito do post de hoje, que interessante. Concordo de verdade com alguns pontos, as vezes nem precisamos começar a trabalhar para perceber que não sabemos algumas coisas, ou muitas. Faço Administração, e as vezes quando leio matérias sobre a área financeira percebo que ainda falta muito o que aprender. Gosto bastante de cálculo, mas no trabalho, as vezes preciso pesquisar em livros como fazer alguns cálculos com a calculadora HP 12C. Acredito que ouvir é sempre mais produtivo do que chegar e querer conversar e conhecer todas as pessoas. Ouvir nos ajuda a aprender bastante e evita cometer erros. A vida é um eterno aprendizado, então não precisamos nos preocupar em sair da faculdade sabendo 100% de tudo, o que é impossível como dizem vários dos meus professores. É preciso ter paciência e dedicação. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika, to bem e você?
      Obrigada! É exatamente isso. É um eterno aprendizado também, nunca vamos saber de tudo.
      O importante é não desistir e gostar do que faz, o resto a vida vai ajeitando.
      Beijos!

      Excluir
  9. Já me imaginei no seu lugar, no começo deve ser um pouco complicado mas depois com um pouco de prática tudo começa a fluir. Amei a sua experiência, me ajudou a ter um pouco de noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      E olha, se eu que sou toda desesperada to conseguindo, todo mundo consegue, hehe;
      É só ta disposta a aprender que o resto vem.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá Fernanda, tudo bem?
    Seu post ficou super interessante. ♥ Tudo o que foi mencionado em seu post eu vivi logo que comecei a trabalhar e aprendi várias coisas bacanas que sempre vou utilizar em outras experiências profissionais. Logo nos primeiros dias, senti insegurança e medo, mas com o passar do tempo tive ajuda de pessoas maravilhosas que me ajudaram a crescer e a conquistar espaço no ambiente de trabalho. :)
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby, to bem e você?
      Obrigada! É isso mesmo, tudo aprendizado que a gente vai acumulando. E o mais legal é isso, encontrar pessoas legais que vão acrescentar conhecimento na gente. É muito bom.
      Beijos!

      Excluir
  11. Ai que vontade! Também cursei PP e acabei de me formar...infelizmente como sou eu que paguei minha faculdade não pude largar meu emprego para fazer estágio pois a grana do estágio não pagaria nem metade da mensalidade e infelizmente meus pais não tem condições de pagar pra mim :( ...enfim, espero logo poder trabalhar na área <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disso eu entendo, Gabi. Se não fosse o Prouni, eu jamais poderia ir atrás de estágios e coisas do tipo.
      Mas logo as coisas se resolvem e você vai com tudo pra área!
      Beijos <3

      Excluir
  12. Isso é muito verdade! Concordo demais com você! Logo que me formei também percebi que a faculdade é apenas a ponta do iceberg, o que é meio desesperador, mas com o tempo vamos nos adaptando e tornando-se ótimos profissionais!
    Gostei muito das dicas e te desejo muito sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda! Muito legal seu texto e poder saber um pouquinho mais da sua experiência. Trabalhar pela primeira vez, dá um friozinho na barriga né? Parece que você não sabe nada e que nunca vai se adaptar. Mas depois de um tempo, você vai fazer as coisas de olhos fechados! Fica bem mais fácil e muito prazeroso. Ainda mais quando se faz algo que gosta. Parabéns pelo seu primeiro emprego e boa sorte na sua caminhada! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Sou nervosa assim que nem você haha eu faço jornalismo, eu sempre quis só que eu sou muito tímida, envergonhada e as vezes me pergunto se realmente é a minha área porém não me vejo fazendo outra coisa. To super ansiosa para conseguir meu primeiro estágio, quero muito isso porém to morrendo de medo, por ser muito tímida de não conseguir me desempenhar como devo.
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams