14 de setembro de 2016

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares



Oi, gente! Quem nos segue no Instagram já sabe que adorei esse livro, então hoje vim falar o porquê.

Sinopse


Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. 

A história




Jacob começa nos contando das histórias fantásticas que ouvia de seu avô quando era criança. E então, conforme o protagonista cresce, percebe o quão irreais elas eram: uma garota que flutuava, um garoto com insetos na barriga, monstros... Logo descobre, através de seu pai, que seu avô viveu na época da Segunda Guerra, e que ele "transformava" a realidade ao contar para o neto - os monstros eram os soldados nazistas, por exemplo.

"Pior ainda foi quando me dei conta de que as melhores histórias do vovô Portman não tinham a mais remota possibilidade de ser verdadeiras. As histórias mais exageradas eram sempre sobre sua infância, sobre como nascera na Polônia e com cinco anos de idade fora mandado para um orfanato no País de Gales. Perguntei a ele muitas vezes por que ele teve de se separar dos pais, e sua resposta era sempre a mesma: porque os monstros estavam atrás dele. A Polônia simplesmente estava infestada deles."

Com a velhice, Abe, o avô de Jacob, começa a falar cada vez mais sobre monstros e crianças peculiares. Todos pensam que ele está ficando louco ou algo do tipo. Então, algo muito ruim acontece, e Jacob se vê absolutamente perdido.

Para tentar esclarecer suas dúvidas, segue as pistas dadas por seu avô e vai parar no País de Gales. O que ele encontra o faz pensar se Abe estava, realmente, senil.

"Pela primeira vez as palavras de meu avô começaram a fazer um estranho sentido. Ele queria que eu fosse à ilha e encontrasse essa mulher, essa diretora idosa."


Informações técnicas



A minha edição é a Slim, publicada pela editora LeYa, mas não sei se tem diferença com a normal. O livro tem 11 capítulos, totalizando 336 páginas.



A cor das páginas é amarelada, e as letras são bem pequenas.



O interior do livro é maravilhoso: simples, mas com uma estampa no início dos capítulos. E o mais incrível: as fotos. O livro é cheio de fotografias antigas que ilustram uma cena ou os personagens. Algumas são bem bizarras, e o mais interessante é que são praticamente todas reais. Vejam o recado no final do livro:

"Todas as imagens deste livro são fotografias antigas autênticas e, com exceção de algumas que passaram por leve tratamento, não foram afetadas. Elas foram emprestadas de dez colecionadores, pessoas que passaram anos e horas incontáveis revirando caixas gigantes de retratos de todos os tipos em brechós, feiras de antiguidade e vendas de garagem para encontrar umas poucas fotos transcendentes, resgatando imagens de significado histórico e extraindo beleza da obscuridade - e, muito provavelmente, do lixo."

Depois, há uma tabela com os nomes dos colecionadores e suas respectivas imagens. Adorei saber que são fotos reais!


Minha opinião


A escrita de Ransom Riggs é simplesmente cativante! Por o livro ser em primeira pessoa, mergulhamos de cabeça nos mistérios junto com o protagonista. Eu gostei mesmo da narrativa, pois o Jacob age como uma pessoa comum, dá pra se identificar com ele. Vejam que ele fala até com objetos! não tô sozinha nesse mundo

"Comecei a ficar com raiva. Chutei o baú e puxei a barra de metal com toda a força que me restava. As veias de meu pescoço se incharam enquanto eu gritava Abre, baú maldito! Abre, baú desgraçado!, porque finalmente minha frustração e raiva tinham um objeto (...)" 

Outro ponto que me fez gostar do livro foi o fato de não rodearem muito pra explicar as coisas. Não tem enrolação nenhuma nas descobertas de Jacob.

Eu também adorei os poderes das crianças, pois são bem diferentes dos poderes de super-heróis que vemos por aí, por exemplo. É uma história totalmente original, com personagens únicos.

Ah, e o livro pode até parecer sombrio, mas não tem absolutamente nada de terror na história. E podem acreditar, porque eu sou super medrosa. Ele aborda mais a questão fantástica mesmo.



Por fim, vou justificar a minha nota: acho que o autor deixou a parte com mais ação para o segundo livro (ainda não li, não posso afirmar). Senti que faltou um pouco nesse, principalmente no final. Mas mesmo assim eu recomendo muito para os amantes de fantasia. Ele é um prato cheio! *-*

E aí, se interessaram pela trama? Quem já leu concorda comigo?

O livro publicado pela Editora Leya com a capa do filme está disponível a partir de 9,90! Veja aqui no Buscapé!

Beijos! :*

2 comentários:

  1. Eu comprei esse livro na última promoção maluca da Amazon, tô doidinha pra ler! Pena que minhas obrigações - tipo a faculdade -, não estão deixando eu avançar nas leituras por prazer, hahahaha.
    Gostei muito da sua resenha. Só me deixou com mais vontade ainda de ler. :)

    Um beijo!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vale a pena mesmo! Também comprei o meu numa promoção maluca, mas foi na Submarino. hehe
      Obrigada! Fico feliz que tenha te deixado com vontade de ler. ❤

      Beijos! :*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams