28 de outubro de 2016

Resenha: O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

Oi, gente! Hoje vou falar sobre o último recebido da Editora Arqueiro: O Feiticeiro de Terramar, da autora Ursula K. Le Guin.

Sinopse

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

A história

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

O livro começa mostrando o primeiro contato do protagonista, na época chamado de Duny, com a magia. Sua tia é uma feiticeira - nada notável, apenas uma mulher que conhece encantamentos básicos -, e quando percebe que há magia em seu sobrinho, começa a ensiná-lo. Ela descobre que ele tem um potencial muito, muito grande.

"- Fale! - gritou ela para testar o feitiço.
 O garoto não conseguiu falar, mas deu uma gargalhada.
 Então sua tia sentiu um pouco de medo da força do garoto, pois este era o feitiço mais poderoso que era capaz de fazer: ela tentara não apenas controlar sua fala e seu silêncio, mas ao mesmo tempo atá-lo a seu serviço na arte da feitiçaria. Ainda assim, mesmo sob efeito do feitiço, ele soltara uma risada."

Duny cresce e é convidado a ser aprendiz de Ogion, o mago de sua aldeia. É esse mago quem dá seu verdadeiro nome: Ged.

Embora Ged ame seu mestre, ele acha que não está aprendendo a ser um verdadeiro mago. Por isso, resolve abandoná-lo e vai estudar em Roke, uma ilha que ensina a magia mais elevada.

Lá, Ged se apresenta como Gavião, e destaca-se por sua capacidade. Mas seu ego e arrogância provocam algo muito desagradável, que pode se tornar sua ruína.

"(...) Sabia que seu poder, nessa noite, nesse solo escuro e encantado, era maior do que já fora, preenchendo-o até ele tremer com a sensação de uma força contida a duras penas. Agora ele sabia que Jaspe estava muito abaixo dele e lhe fora enviado, talvez, apenas para levá-lo àquele lugar, naquela noite; não era seu rival, mas um mero servo do destino de Ged. Sob seus pés, ele sentiu as raízes da montanha descendo cada vez mais no escuro; acima de sua cabeça, ele viu os fogos secos e distantes das estrelas - entre eles, tudo o que havia estava sob suas ordens, sob seu comando. Ele estava no centro do mundo."

Informações técnicas

Não tem nem o que falar dessa capa. Linda! As cores combinam perfeitamente entre si, além de retratar muito bem uma cena do livro.

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin
 
O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin


Como vocês já estão cansados de saber, eu amo mapas em livros. E dessa vez, além do mapa no próprio livro, recebi um pôster com ele! Coisa mais linda! ❤

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin


O interior é simples: as letras são relativamente grandes, as páginas são amareladas e bem grossas.

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin


Dividido em 10 capítulos mais o posfácio, O Feiticeiro de Terramar possui 175 páginas.

O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

Minha opinião

Confesso que o início do livro não me prendeu muito. No entanto, a partir do quarto capítulo, quando Ged libera uma força maior que ele (o último quote que coloquei lá em cima), fui ficando curiosa e li muito rápido.

Ursula construiu seu protagonista muito bem, e o mais incrível é que ele não é o herói típico que vemos por aí. Ged tem uma personalidade muito difícil, é arrogante e vive de mau humor. 

Outro ponto único em O Feiticeiro de Terramar é que não há um inimigo específico, o vilão. Também não há guerra. E segundo palavras da própria autora, no posfácio, ela queria que esse fosse o diferencial do seu livro. Uma fantasia que não precisasse de batalhas e guerras:

"Minha história foi em outra direção, que lhe é própria, afastando-se da tradição também no sentido do que constitui heróis e vilões. As histórias de heróis e fantasias tradicionalmente colocam o herói justo num combate contra inimigos injustos, que ele (normalmente) vence. Essa convenção foi e ainda é tão dominante que foi considerada natural - "obviamente" uma fantasia conta a história de caras bonzinhos enfrentando os malvados, a Guerra do Bem Contra o Mal.
 Mas não há guerras em Terramar. (...) Não pensei (e não penso) dessa maneira. Minha mente não funciona assim."

Gente, eu achei isso muito original! Realmente, é raríssimo encontrarmos uma história sem heróis e vilões. Principalmente porque, mesmo sem eles, a autora conseguiu explorar temas como poder, amizade e é claro, magia.

Porém, não dei as cinco estrelas porque acho que faltou alguma coisa. Penso que, apesar de não existir um vilão específico, a luta final de Ged com "seu inimigo" foi meio fraca e até óbvia - eu havia deduzido bem antes.



Enfim, apesar de não ter recebido a nota máxima, eu recomendo muito pra quem curte fantasia. E como falei ali em cima, é uma fantasia realmente original, eu nunca li nada parecido.

O que acharam do livro? Tiveram interesse em lê-lo? Me contem!

O Feiticeiro de Terramar está disponível por 18,70 na Saraiva! Compre clicando aqui.

Beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams