27 de dezembro de 2016

O Natal de Poirot #IDY2016


Oba! Consegui cumprir o desafio! Último post pro I Dare You, hoje vou falar sobre O Natal de Poirot, da Agatha Christie (o tema é "que se passe no Natal").

Sinopse

Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...

A história

Hercule Poirot está visitando um amigo quando ocorre um assassinato na região. Ele é convidado a participar da investigação de forma não oficial, já que o caso é de Sugden.

O assassinado é Simeon Lee, um velho multimilionário, daquele tipo que se vangloria por ter tido várias mulheres e feito coisas erradas no passado. Em suma, um homem "odiável", o que significa que qualquer um pode ser seu assassino.
"- O velho Simeon Lee. Um dos homens mais ricos daqui! Fez sua fortuna na África do Sul. Ouro... não, diamantes, acho eu. Investiu uma imensa fortuna na fabricação de um aparelho qualquer para a indústria de mineração. Invenção dele mesmo, creio. Não importa, o fato é que lucrou mais do que esperava! Dizem que é multimilionário."
A busca pelo assassino se mostra bem difícil, pois praticamente toda a família, que estava reunida para celebrar o Natal, tem motivos e oportunidades para matar Simeon.

Como sempre, Poirot descobre quem é o assassino daquele seu jeito único e, é claro, nos surpreende.
"-É. Sabe, foi mesmo impressionante como tudo se encaixou depois da explicação dele.
- Sei disso. É como quando a gente acaba de montar um quebra-cabeça e todas aquelas pecinhas que pareciam não se encaixar em lugar algum encontram seus lugares naturalmente."

Informações técnicas


Não sei se já falei sobre isso aqui, mas não gosto muito dessa versão dos livros da Agatha. A capa não me agrada tanto e as folhas são brancas. Mesmo assim, como a escrita é fluida, isso não atrapalha tanto.


O Natal de Poirot tem 224 páginas e é dividido em sete partes, do dia 22 ao dia 28 de dezembro.


Minha Opinião

É difícil algum livro me fazer sacrificar meu sono. Mas esse conseguiu. Eu não larguei o livro até conseguir descobrir quem era o assassino.

Agatha Christie tem o costume de deixar "pistas" ao longo do livro, que pra gente são insignificantes até descobrimos a resolução do crime. Depois que sabemos quem é o assassino, cada detalhe fica nítido. Nenhuma informação foi colocada na história por acaso.

A autora construiu tudo de forma tão conectada que você passa a acreditar que é impossível saber quem foi o assassino, já que todos tem seus motivos. Cheguei a imaginar se o final dessa história seria parecido com o do Assassinato no Expresso do Oriente. Mas não, fui surpreendida mais uma vez.

Enfim, quem gosta de livros policiais não pode deixar de ler esse livro. Aliás, não pode deixar de ler essa autora. 

O que acharam? Vocês também ficam pasmos com a genialidade dessa autora? 💗

4 comentários:

  1. Continuem com o blog, ele está me inspirando demais, desejo todo o sucesso para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, você não sabe como esse comentário me deixou feliz! *-* Nós vamos continuar sim, e desejamos muito sucesso pra você também 💗
      Beijos! :*

      Excluir
  2. Puxa, que resenha top! Eu não conheci, e adorei saber mais e pelo jeito você gostou bastante.
    Um beijo, adorei conhecer o blog,
    feliz ano novo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! *-*
      Que bom que você gostou <3

      Beijos :* (e feliz ano novo atrasado :p hehe)

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams