27 de fevereiro de 2017

Resenha: Enquanto Bela Dormia

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

Oi, gente! Meu último recebido da Editora Arqueiro foi Enquanto Bela Dormia, da autora Elizabeth Blackwell. Demorei um pouquinho pra ler mas consegui trazer a resenha. ❤

Sinopse

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.

Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.

Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.

Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

A história

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

Elise nasceu na classe baixa, sempre trabalhando na fazenda para ajudar seus pais e seus irmãos. Para ela, a chance de uma vida melhor seria arrumar um emprego no palácio. Depois de vários acontecimentos, ela consegue chegar lá, e descobre que dentro do castelo ocorrem coisas muito, mas muito diferentes do que imaginamos - não é aquele "conto de fadas", e sim a realidade, com problemas, intrigas, tristeza e até mesmo ódio.

"Embora eu logo viesse a ser seduzida pela beleza do interior, nunca esqueci aquela primeira reação visceral. A maioria via aquelas muralhas como proteção contra o perigo, mas eu havia reconhecido, em algum lugar nas profundezas de minha alma, que nem todas as ameaças vinham de fora."

A protagonista vai, de uma simples criada, ao posto de dama de companhia da rainha rapidamente. É ela quem vê a tristeza da soberana ao não conceber um filho, e posteriormente consegui-lo por meio da magia negra de Millicent, a tia do rei.

Com uma guerra acontecendo, uma tia malévola a solta e uma jovem indefesa, Elise se vê sem saída. Só ela pode salvar aquela garota dos horrores que estão acontecendo no castelo, mas como? É válido sacrificar algumas coisas para conseguir outras?

" - O futuro do reino está em suas mãos."

Informações técnicas

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

Acho a capa desse livro muito linda, sem contar que retrata a princesa Rosa exatamente como na descrição (apesar de eu achá-la mais parecida com a Branca de Neve 😛). Os tons de verde escuro remetem à parte sombria da história, enquanto o destaque é dado para a princesa, com a pele e as roupas claras.

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

Como na maioria dos livros da Arqueiro, a letra tem um tamanho médio, ótimo para a leitura. As folhas são amareladas.

 Enquanto Bela Dormia tem 368 páginas divididas em 19 capítulos mais o epílogo.

Minha opinião

Enquanto Bela Dormia, de Elizabeth Blackwell

Enquanto Bela Dormia me trouxe muitas dúvidas pra escrever essa parte da resenha, sabem? As primeiras cem páginas eu simplesmente devorei, não conseguia desgrudar do livro. Depois disso as coisas se tornaram maçantes e eu levei dias pra ler. A autora só captou meu interesse novamente nos últimos capítulos.

Essa parte em que me cansei ficou meio parada, com a vida de Elise daquele mesmo jeito - e nada da princesa Rosa aparecer. Mas sim, eu adorei essa releitura pela visão de uma criada! Só que achei que a nossa "Bela Adormecida" teria mais espaço no enredo.  

Entretanto, é só isso que ressalto negativamente. A ideia da autora é totalmente original, por isso não esperem uma releitura simples, com os personagens já conhecidos e coisas previsíveis.

Outra coisa que amei nesse livro é que, apesar dos vários romances na trama, a mensagem deixada é do amor como um todo, e não do casal que "viveu feliz para sempre". O desfecho é totalmente inovador, fantástico!
"O que salvou Rosa foi o amor. Não a paixão que um rapaz impressionável pode sentir ao ver uma bela jovem desamparada dormindo numa cama. Não, o amor de que falo é muito mais poderoso. (...)
Um amor forte o bastante para vencer a morte." 

Minha nota ficou nos 3,5 ou quase 4 estrelas, justamente por causa daquela parte do livro em que travei. Mas no geral, é um livro que merece ser lido, principalmente por quem gosta dessas releituras. Garanto que se você quer aquele toque de conto de fadas numa história singular, Enquanto Bela Dormia é a melhor opção. ❤

Se quiser ler um trecho do livro ou até mesmo saber mais informações, visite o site da Arqueiro (aqui).


Se interessou por Enquanto Bela Dormia? Encontre o melhor preço no Buscapé! Clique aqui para ir ao site.

Até o próximo post! 😘😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams