7 de fevereiro de 2016

Fragmentados #IDY2016


Oi, gente! Hoje vou falar um pouco sobre o livro incrível chamado Fragmentados, do autor Neal Shusterman, para vocês. Escolhi esse para o tema "da TBR" do desafio I Dare You de fevereiro, já que ele estava na minha estante desde dezembro (como é que não li antes???). 
Bem, a sinopse é essa aqui:
 Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
 Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
 O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

A história


Apesar de a sinopse já falar as informações essenciais, acho que posso falar um pouquinho mais sem dar spoiler. Vamos lá:

A trama se passa num local após a Segunda Guerra Civil, onde o "tema" estava relacionado ao aborto. Havia dois partidos: o "Pró-Vida" e o "Pró-Escolha". Acho que, dito o tema e os partidos, vocês tiram as conclusões sozinhos, né? Enfim, para satisfazer os dois lados, foi criada a "Lei da Vida" (um nome absurdamente irônico, mas...):

"(...) A escolha de eliminar sem encerrar a vida satisfez as necessidades de ambos os lados. A Lei da Vida foi assinada, o Acordo da Fragmentação entrou em vigor e a guerra acabou. Todos estavam tão felizes em acabar com a guerra que ninguém se importou com as consequências."

A lei declarou que, desde o momento da concepção até os 13 anos, a criança não poderia ser tocada. Dos 13 aos 18, os pais teriam a opção de "abortar" seus filhos, no sistema de fragmentação (que é completamente sigiloso). Mas, não se espantem, pessoal! Segundo a lei, o jovem não estará exatamente morto, pois viverá, mesmo dividido, em diversas pessoas. Olha que bonzinhos?  Acho que o meu conceito de vida é bem diferente do deles...

" - Não - responde Hayden. - Todo mundo conhece o resultado, mas ninguém sabe como funciona a fragmentação. Eu quero saber como acontece. É na mesma hora? Ou te fazem esperar? Eles te tratam com gentileza? Ou com frieza?" 
"O que era pior, Risa frequentemente se perguntava: ter dezenas de milhares de bebês que ninguém queria ou silenciosamente fazê-los desaparecer antes mesmo que nascessem? Em dias diferentes, ela se dava respostas diferentes." 
" - Se não houvesse fragmentação, haveria menos cirurgiões e mais médicos. Se não houvesse fragmentação, eles voltariam a tentar curar as doenças em vez de só substituir órgãos ruins pelos de outras pessoas."  

Como foi dito na sinopse, três jovens (Connor, Risa e Lev), unidos pelo acaso, acabarão lutando, mesmo que de formas diferentes, contra essa sociedade absurda que fragmenta jovens apenas porque eles não são úteis ou são rebeldes.

Connor é o "esquentadinho", rebelde e vive causando confusões. Risa morava na Casa Estatal, mas como não foi adotada, o Governo, com problemas financeiros, mandou-a para a fragmentação, junto com muitos outros jovens. Lev é um dízimo. Desde que nasceu foi criado sabendo que era uma "oferta" para Deus, uma alma superior. Ele aceita seu destino muito bem até que tudo começa a mudar.

Os três devem/querem viver escondidos até os dezoito anos, já que a partir dessa idade não podem mais ser fragmentados. E os obstáculos definitivamente não são poucos. Mas só lendo para descobrir.

" - Quem disse que não veem? O caso é que a fragmentação faz a escravidão parecer uma coisa boa. É sempre: de dois males, o menor."

Informações técnicas


Geralmente gosto das capas da Editora Novo Conceito, e é claro que com essa não seria diferente: acho essa capa simplesmente linda! As fontes combinam com o contexto. E aquela digital, com a mão na capa... São maravilhosas!

Foto autoral.
Foto autoral.

Foto autoral.

A diagramação é simples, agradável para ler. Letras num tamanho médio, e as folhas amareladas. Tudo me proporcionou uma ótima leitura.

Foto autoral.


Foto autoral.

Possui 320 páginas, com 69 capítulos.

Informação que acho bem legal de dar para vocês: ele é escrito em terceira pessoa, mas os capítulos são divididos nos pontos de vista dos protagonistas e, de vez em quando, de uma pessoa menos importante na história. Para mim isso foi bem interessante.

E no início de cada parte, há alguma citação, do livro, ou da realidade. Como essa:

Foto autoral.


Minha opinião


Não sei se isso acontece com vocês, mas comigo, várias vezes: saber que vai gostar do livro antes de ler. Foi assim com Fragmentados, e eu fico muito feliz em dizer que não estava errada. Aliás, gostar é pouco. Eu amei essa história, esse livro, esse autor...

Ele escreveu de um modo tão fluido que quando percebi, tinha lido 40, 50, 100 páginas. Em algumas horas.

Construiu a sociedade tão bem que eu parava de ler por alguns segundos para me acalmar. Ah, e um aviso: esse livro vai te revoltar. Muito. Quer um exemplo? A Lei da Cegonha: nela, as mães que não desejam seus bebês podem deixá-los na porta de alguém. Se elas não forem pegas no ato, a pessoa que recebeu o bebê é obrigada a ficar com ele. Quem recebeu!!!

"Enquanto segue apressada pela rua, pensa em como é maravilhoso que ela possa ter uma segunda chance. Como é maravilhoso poder descartar tão facilmente sua responsabilidade."

Esse livro nos revela tantas coisas chocantes! Pessoas podem parecer o oposto do que são verdadeiramente. O que você menos espera que aconteça, acontece. 

O fim foi tão bem feito que me fez gostar ainda mais do livro. Não foi aquele "felizes para sempre". Depois de tantos acontecimentos, é claro que ficariam cicatrizes. E o autor nos deixou isso bem claro.

Fragmentados é um livro distópico que não é clichê, com suspense, aventura,e um toque assustador (quem não se assusta com um governo que fragmenta jovens?). Vale muito a pena!

Para finalizar, vou deixar o link do booktrailer do Fragmentados (esse aqui). Ele tem 6 minutos, que passam absurdamente rápido. Mostra o processo de fragmentação. Mas fiquem calmos porque não tem nada explícito.

E, vocês se lembram que falei que descobri Fragmentados no canal A Culpa é Dos Livros, nesse post? Então, ela finalizou o vídeo com essa frase: "Faça um favor a si mesmo e leia isso, porque é incrível."

Só posso dizer que as palavras dela traduzem o que quero dizer para vocês. *-*


Observação: não sei se vocês perceberam, mas a segunda parte da agenda era pra ter sido disponibilizada na sexta. Tivemos um imprevisto, mas já estamos resolvendo. Terça ela estará aqui no blog, pra quem quiser baixar!

Beijos, e até terça. *-*

2 comentários:

  1. Gosto de distopia mais ligada em fantasia, magia. Mas fiquei interessada em ler esse livro.
    Mon Ami Poirot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Eu também amo distopias fantásticas. Mas essas doentias conseguem me cativar, sabe? hahaha

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams