8 de junho de 2016

Resenha: Trama

Trama, de Michael Jensen e David Powers King

Antes de mais nada, eu preciso agradecer a Editora Arqueiro. Muito obrigada por ter me enviado esse livro e me proporcionado uma leitura tão incrível!
Bem, agora vamos lá: quero começar dizendo que Trama entrou para a minha lista de favoritos. Podem esperar muitos elogios, pois eles vão estar por aqui o tempo todo. Mas antes, a sinopse:

   TODO MUNDO FAZ PARTE DE UMA TRAMA.
   O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria.
   Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa.
  Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa.
  Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.

A história

Todos gostam de Nels.

Todos apoiam o seu sonho de ser cavaleiro, menos sua mãe. Ela o ama acima de tudo, mas não explica o porquê de não incentivá-lo, de não deixá-lo ir ao festival que acontece todos os anos na aldeia. Também não conta o que aconteceu, de fato, com seu pai.

" - Nós não nos encaixamos, mãe. Se a senhora saísse mais, veria o que quero dizer. Todo mundo acha que somos esquisitos por morarmos na floresta, e a senhora praticamente não me deixa sair de sua vista. Por quê?
    Ele esperou que a mãe falasse. Ela levantou a outra mão e cobriu o rosto.
  - Não é uma questão de nos escondermos. Eu simplesmente não gosto de gente desconhecida."

Porém, após tanta espera, Nels decide ir ao festival que pode promovê-lo a escudeiro, e aproveita as oportunidades que a vida o dá: primeiro, sua mãe sai de casa (e não volta logo).  Depois, aparece um senhor que se diz amigo de sua mãe, dando a ele um dedal e, além de tudo, fazendo suas tarefas diárias - o que possibilita sua ida até o festival.

Enfim, Nels aproveita a chance e vai até o festival. Lá, vê a princesa Tyra, e se encanta com ela. Algumas coisas acontecem (sem spoiler, né?) e, quando Nels volta para casa, é assassinado por alguém muito misterioso.

"Com um redemoinho de capa, o estranho sumiu nas sombras."

A princípio ele não percebe que está morto. Mas então vê sua mãe, seu corpo... Fica um tempo vagando sem que ninguém consiga vê-lo. Então, num acaso, Tyra o encontra. Ele então pede sua ajuda, e ela até aceita. Porém, com a repulsa da mãe de Nels, a princesa desiste de ajudá-lo. Mas ele não desiste e, literalmente, a atormenta, a ponto de deixá-la parecendo louca.


 "- Todo mundo está me chamando de louca... - Ela olhou para cada um deles - Primeiro um fantasma e agora um feiticeiro. Por que eu vivo encontrando gente como vocês?"


Em sua jornada, descobrem amigos, ao menos pessoas que os ajudam. O que eles precisam fazer para salvar Nels não é fácil, e ambos passam por muitas aventuras até chegarem ao objetivo.

" - Não se preocupe. - Ela chegou ao seu lado. - Vamos encontrar.
   Enquanto ele sorria, em silêncio ela desejou estar certa."

Informações técnicas


Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.
Primeiro: essa capa é linda! Quando fui solicitar o livro, foi a primeira coisa que vi. Afinal, ela tem diversos tons de azul, que é uma cor que eu amo.

Lendo, percebi a relação dos elementos da capa com a história. Vocês não tem ideia de como me incomoda a capa ser de um jeito e a descrição do objeto/pessoa/coisa ser diferente. Nesse caso, até os pequenos detalhes descritos foram retratados no anel, por exemplo. E eu gosto muito disso! 

Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.

Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.

A preocupação com os detalhes do livro me encantaram. A começar pela capa (além do que eu já disse ali em cima), que possui relevo no título. No interior do livro, as páginas são amareladas, e no início de cada capítulo há uma agulha com linha. Naquelas "quebras" dentro do próprio capítulo, são agulhas finas, sem linha. 

Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.

Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.

Outra coisa que me agradou bastante - e adoro ver em livros - é o mapa no início. É possível visualizar as direções durante a leitura, e isso é ótimo pra quem não tem senso de direção que sim, é o meu caso.

Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.

A letra é simples e possui um espaçamento comum, assim como a numeração das páginas.

Trama, de Michael Jensen e David Powers King
Foto autoral.
Encontrei dois ou três erros de digitação em todo o livro, no nome de alguns personagens. Mas nada que me impedisse de saber quem era.

Trama tem 28 capítulos, mais o epílogo, totalizando 303 páginas.

Minha opinião


Trama é um livro fantástico, em todos os sentidos. Eu sempre gostei de fantasia, magia, bruxos... E os autores trouxeram tudo isso com um toque original. Alguém já havia pensado na vida como uma grande tapeçaria, onde cada um de nós é um fio que a compõe? Então. Trama não é, definitivamente, clichê.

A leitura flui com uma facilidade surpreendente. Li quase o livro todo em algumas horas, e queria muito terminá-lo. Só não fiz isso porque o sono não deixou! 

A trama se desenvolve desculpem o péssimo trocadilho hahahah de uma maneira que é impossível não querer saber o desfecho. Falando nele, quero outro livro! É um final excelente para um livro único, porém, ainda há muito para explorar nesse mundo, e eu quero mais.

Bem, por que dei cinco estrelas e ainda adicionei Trama aos meus favoritos?

Porque, simplesmente, é o tipo de livro que mais amo! Cheio de fantasia, mistérios, reinos, princesas e um romance nada exagerado, é recomendável a todos, mas principalmente a quem tem uma "queda" por fantasia e não gosta do romance como foco.

Enfim, acho que é a mistura da história com os detalhes físicos que faz de Trama essa obra tão peculiar e encantadora.

Bom, para terminar, vou colocar aqui o link do site de um dos autores, o David. Ele fala sobre o livro, e coloca uma ilustração dos protagonistas feita pelo artista Juan Maestas. Eu achei perfeita! Se tiver curiosidade, clique aqui. O site dele está em inglês, mas dá pra entrar e ver pelo menos a ilustração, vale a pena!


Então, o que acharam do livro? Me contem tudo nos comentários!

Beijos! :*


 (são menos de 5 minutos pra responder!)

28 comentários:

  1. Oie! Fez uma resenha que deixaria qualquer um com vontade de ler. Seu blog é lindo. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Fico feliz em saber que você gostou <3

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e muito menos a história. Confesso que não é um gênero que não me chama tanto a atenção, porém amei a capa.


    Beijos.
    Larissa | www.feminicesdalari.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é muito conhecido mesmo. E sim, a capa é muito linda *--*
      Beijos!

      Excluir
  3. EU PRECISO DISSO. AGORA.
    Eu amei a resenha desse livro e sério, super entrou pra lista ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3
      Ele é maravilhoso, vale muito a pena *-*
      Bjs

      Excluir
  4. Ahhhhhhh que demais!!!
    Não sou de ler muitos livros, mas gostei desse!
    Espero ter tempo pra colocar minha listinha em dia! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, né?
      Tomara que você tenha tempo, porque esse livro vale a pena! *-*
      Bjs

      Excluir
  5. Gosto muito de livros nesse estilo e a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. Pra quem gosta desse estilo é tudo de bom *-*

      Excluir
  6. Livros com mapas <3 foi assim que me apaixonei pelas Crônicas de Nánia siuahsiuahsiuahs gostei muito da história, parece ser uma leitura bem envolvente mesmo, parabéns pelo presentinho da editora <3

    Peixinhos, Gabbe!
    Blog: Talo de Maçã |Fanpage |Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São maravilhosos! As Crônicas de Nárnia eu comecei a ler, mas não me chamou muita atenção, mesmo tendo mapas. hahaha
      E obrigada, foi uma leitura muito envolvente mesmo <3
      Beijos!

      Excluir
  7. NECESSITO NESSE MOMENTO! Capa maravilhosa, enredo maravilhoso, tudo maravilhoso. Quero, preciso, necessito! Deve ser muito incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito incrível mesmo. Foi exatamente o que senti quando li, é tudo maravilhoso! hahah

      Excluir
  8. Confesso que livros de fantasia nunca me chamam muito a atenção, mas vi essa sinopse e essa resenha e fiquei tipo "uau...preciso ler", fiquei super curiosa pra saber mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. Tem livros que mesmo não sendo nosso estilo nos chamam a atenção, né?
      Fico feliz em saber que você gostou *--*

      Excluir
  9. Adorei a resenha e a capa do livro. rsrsrs

    Já vou colocar na minha lista de livros pra comprar!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar/visto! Que legal.
    Vou colocar na minha listinha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! É um livro que vale a pena ter na lista *--*

      Excluir
  11. Li outra resenha sobre esse livro já e me interessei bastante pela história! Parece bem legal!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  12. Que resenha perfeita! Me deu grande vontade de ler. Parabéns rs !
    Beijos!

    www.brilhamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, obrigada! <3
      Que bom que você gostou e ficou com vontade de ler *--*
      Bjs

      Excluir
  13. Eu tenho visto muita gente falando desse livro, quero muito ler e fiquei mega curiosa depois do seu post rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é surpreendente. Que bom que minha resenha te deixou curiosa! hahah
      Bjs

      Excluir
  14. Oie, tudo bem? Eu já tinha ouvido falar desse livro e achei bem interessante a proposta. Esse mundo de fantasia, de história que saem do "óbvio" sempre nos chamam bastante a atenção. Gostei muito de como ele foi escrito, dos quotes que você separou e claro desse mapa. É interessante quando o autor se preocupa com a estética de sua obra e cuida para que seus leitores possam ter uma melhor experiência. Parabéns pela resenha. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também adoro histórias que tratam de temas clichês, mas são originais. *-*
      Concordo muito com você, acho que a preocupação com o "todo" é muito importante numa obra.
      E muito obrigada! <3
      Beijos

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams