13 de julho de 2016

Resenha: Aprendiz - Saga do Mago


Oi gente! Hoje vou fazer a resenha de mais um recebido da Editora Arqueiro: o livro Aprendiz, da Saga do Mago, escrito por Raymond E. Feist. Obrigada, Arqueiro! 

Sinopse:

Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei.
Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan.
Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre.
Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa,
mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia ou morrer.
Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.


A história

Pug é um garoto órfão, que foi criado pelos pais de Tomas, seu "amigo-irmão". Vive em Crydee, uma vila onde existem Príncipes, uma Princesa, um Duque...

Ele é escolhido para ser aprendiz do mago Kulgan, e começa com muitas dificuldades para realizar magia. Porém, em um certo dia consegue um feito, e ganha a afeição de todos no reino.

Falando no reino... logo no início do enredo surgem inimigos misteriosos, que aparentemente não pertencem ao mundo dos personagens.

"E, como você mencionou, a questão mais incômoda de todas: por que vieram? O que os leva a invadir nossas terras?"

Então o Duque, Kulgan, Pug e alguns soldados partem em uma missão para avisar o resto do reino do perigo que os cerca, enfrentando diversos obstáculos.

"- Meu pai costumava dizer que, entre as atividades mais estranhas que o homem realiza,  guerra é sem dúvida a que vem em primeiro lugar."

Informações técnicas

Esse livro é muito bonito! Eu gosto de tudo o que há nele. Desde as cores até a simplicidade das letras. O interior também é simples. Não há desenhos, detalhes, nada... As páginas são amareladas, o texto é justificado e o espaçamento das letras é o habitual.




Vocês se lembram do que eu falei sobre mapas na resenha de Trama? Pois é. Eu adorei receber mais um livro com mapa!


Aprendiz possui 18 capítulos, totalizando 405 páginas de história - há 416 ao todo (contando agradecimentos, trecho do livro 2, etc.).


Minha opinião


Acho que pedi esse livro com muita expectativa. Afinal, ele está na lista dos 100 melhores livros da BBC. Na orelha do livro ainda há a seguinte frase: "A Saga do Mago é uma série obrigatória para qualquer leitor de fantasia. Dos admiradores de Harry Potter aos fãs de George R.R. Martin, ninguém deve perder esta obra-prima." 

Eu comecei a leitura esperando algo fantástico, a obra-prima que todos dizem. Mas não foi o que encontrei. O que vi foi uma ideia incrível, mas com um desenvolvimento que deixa muito a desejar. 

Levei dias para terminar o livro, que nem é tão grande assim. Mas sabe aquela história que "se arrasta"? Essa é uma delas. Como eu disse na sinopse, Pug vai, junto com seu mestre e os soldados, enviar a mensagem ao resto do reino. E a trama se desenvolve, basicamente, na viagem deles. Uma viagem que dura meses, sempre naquela "mesmice". As poucas cenas de ação passam logo. 

Além disso, os capítulos são bem grandes. Mas esse não é um ponto tão negativo, pois existem divisões dentro de cada um, o que contribui para não ficar muito entediante.

Bem, mas o livro não é totalmente ruim. Escrito em terceira pessoa, nos dá uma maior visualização das cenas. Podemos ver episódios em que o protagonista não está presente. Nisso, ponto para o autor!

E como eu falei ali em cima, a ideia é ótima. A construção do reino, dos outros seres (oi, elfos e anões!), dos personagens... Mas não há um clímax, algo que prenda a atenção de verdade. É só uma viagem com dificuldades não muito interessantes. O livro quase não traz magia! E a saga se chama Mago.

Ah, um detalhe interessante é que acontece algo com Pug no 14° capítulo. E depois disso, o protagonista é simplesmente ignorado, e não aparece mais. Voltei a vê-lo no trecho do segundo volume que está nas últimas páginas. Entendo que o autor quis deixar um suspense para o próximo livro, mas não precisava ter estendido quase 100 páginas sem a presença do personagem principal. Um resumo da guerra em vinte páginas seria o suficiente.

O livro não é ruim, mas também não é grande coisa. Eu esperei a "fantasia épica" até a última página. Porém, não a encontrei. É um livro de fantasia? Sim. Mas não acho que seja épica.

Enfim, eu até fiquei curiosa com a identidade dos inimigos e com o trecho que li do segundo volume. Mas só de pensar em ler mais 400 páginas "arrastadas" para sanar uma curiosidade, me desanimo. Acho que um dia darei uma chance e lerei o segundo livro. Mas por enquanto, posso ficar sem ele.

Para finalizar, vou colocar uma frase do livro que gostei muito:

"Os defeitos que vemos nos outros nunca parecem tão terríveis como os que vemos em nós."



E aí, quem já leu concorda comigo? E se não leu, pretende dar uma chance mesmo depois do que falei? Me contem nos comentários! :*

29 comentários:

  1. Ta que nem A Seleção, só que é um arrastado que prende kk pelo menos me prendeu. E eu to doida pra ler Trama por culpa tua kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você achou A Seleção arrastado? Eu li praticamente em um dia! hahah
      E desculpa te deixa doida, mas é que Trama é realmente bom. <3
      Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha! Eu já adoro livro de fantasia, não sou tão chegada na fantasia épica, então pode ser que me agrade porém esses pontos que você citou achei estranho, estender 100 páginas sem o personagem principal né, meio esquisito.bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ❤
      É, acho que se você gosta de fantasias mais "comuns", ele pode ser uma boa. *-*
      E sim, foi o que pensei. A gente até entende algumas páginas sem o protagonista, mas quase 100? Fica estranho mesmo. :p

      Bjs :*

      Excluir
  4. Eu nunca li o livro. na verdade não faz o meu estilo de leitura, mas amei a arte e acho que, se fosse filme, adoraria assistir!

    Parabéns pela resenha! Você descreveu o livro muito bem!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte é linda, mesmo. Ah, e eu não tinha pensado nisso. Acho que um filme seria bem melhor. hehe
      E obrigada! É muito bom saber disso ❤
      Bjs

      Excluir
  5. O livro realmente é lindo ♥ Não me agradei muito da história, acho que por não curtir muito essa coisa de guerreiros e magos, mas deve ser ótimo. Adorei a resenha, super completinha e explicando cada detalhe. Apesar de ficar com um pézinho atrás, a curiosidade tomou conta rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo. Na verdade ele é bem arrastado e nem tem muita magia e tal.
      Ah, fico feliz que você tenha gostado. :)

      Excluir
  6. Olha eu aqui novamente Mariana!
    Tudo bem? Estou passando aqui, para conhecer melhor seu blog e avaliar melhor ainda a sua resenha.

    Bem, primeiro eu gostaria de te dar os parabéns por escrever uma resenha desse tipo :) eu geralmente faço resenhas de livros de autoajuda, ou aqueles que nos ensinam alguma coisa como finanças e tal haha.

    Eu confesso que apesar de amar a leitura, eu não sou muito de ler livros como esses, ou até daqueles que viram filmes depois.

    Gostei da sua sinceridade, você o descreveu bem, colocou fotos de qualidade e bem detalhadas na minha opinião. Gostei da avaliação técnica, de como você avaliou a letra, espaçamento, páginas...

    Pena que você não encontrou a magia que buscava! Pena que não superou as suas expectativas.
    Beijos, sua resenha foi bem feita mesmo!

    www.senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu te agradeço por isso. ❤

      Confesso que autoajuda não é bem o meu estilo, mas o último livro que solicitei para parceria foi um de organização, da Marie Kondo. Depois que chegar, vai ser minha primeira resenha desse tipo aqui no blog. *-*

      Entendo, não é o seu estilo, né? Já eu adoro esse tipo que vira filme - quando bem feito, claro.

      E é uma pena mesmo, pois eu solicitei com bastante expectativa. Mas, acontece...

      Fico realmente feliz que você tenha gostado, obrigada! ❤❤

      Beijos!! :*

      Excluir
  7. Eu ja achei o contrário. Adorei o livro e é uma pena que o autor esquece o garoto, que no final já é um homem, queria saber como foi tudo la no outro lugar.
    Infelizmente só tenho esse livro e quero muito os outros!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Mas eu entendo, às vezes vejo resenhas negativas de livros que adoro. hehe

      E sim, eu também fiquei bem curiosa, apesar de tudo.

      Tomara que você consiga ler os próximos. Aí me conta como Pug vive por lá, tá? hahaha

      Bjs :*

      Excluir
  8. Oi Mariana!
    Então, eu não li esse livro mas fantasia é um dos meus gêneros favoritos!
    Acho que o que aconteceu com vc foi o mesmo que aconteceu comigo com os livros de Eragon. Nada surpreendente, mas só lendo esse aí pra saber.
    Mas dá uma chance pro segundo" quem sabe vc não se surpreende?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É um dos meus favoritos também! ❤❤
      Eu ainda não li Eragon, mas também nunca tive muita vontade, sabe?

      Verdade, acho que um dia que eu não tiver muito o que fazer vou dar uma chance. Às vezes acontece de o primeiro ser chato e o resto ser bom. *--*

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Mariana!
    Então, eu não li esse livro mas fantasia é um dos meus gêneros favoritos!
    Acho que o que aconteceu com vc foi o mesmo que aconteceu comigo com os livros de Eragon. Nada surpreendente, mas só lendo esse aí pra saber.
    Mas dá uma chance pro segundo" quem sabe vc não se surpreende?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. gostei da sua resenha muito bem escrito,,,me deu vontade de ler o livro gosto muito de livros de magos ,fantasia...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que te deu vontade de ler mesmo depois do que falei. Vai que você gosta, não é? *-*
      Bjs

      Excluir
  11. Gostei da tua resenha, pela sua sinceridade! é muito triste quando um livro deixa a desejar né?! Principalmente quando ouvimos falar muito bem, e quando lemos não é tão bom assim :\
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita, bjuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem chato mesmo... eu esperei mais por receber elogios grandiosos, sabe? Mas é algo que acontece. E também, não é o meu estilo. A Nana comentou ali em cima que adorou. Vai de cada um, né? *-*

      Obrigada! ❤

      Bjs

      Excluir
  12. Ah, se você não gostou tanto, eu nem vou animar em baixar para ler, até porque estou com muitos livros parados e ter outro pra ficar ali parado e eu não gostar, nao vale muito a pena!

    www.memoriasdeumaguerreira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem muitos na lista, não compensa mesmo. Mas, tem gente que adora esse livro, então... Talvez um dia seja bom você dar uma chance pra ver se gosta. *-*

      Excluir
  13. Hmm, estava super animada pelo título do post, e a foto da resenha pra encontrar um livro legal, afinal, curto bastante livros de fantasia e magia assim, mas se você não curtiu, nem vou criar expectativa pra ler futuramente hehe xD Mas valeu a sinceridade na resenha e obrigada por compartilhar sua opinião!
    Beijinhos com amor,
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu gostei tanto da parte física e do que os outros diziam do livro! Mas a parte mais importante me decepcionou. Porém, acho que um dia você deve
      ler. Mesmo eu tendo me decepcionado, tem gente que gosta.

      Eu que agradeço sua visita! *-*

      Beijos! :*

      Excluir
  14. Que legal, meu esposo tem esse livro, ele adora esse tipo de história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse estilo eu também gosto, embora esse livro tenha me decepcionado.
      Bjs

      Excluir
  15. Então, tem muito livro de fantasia sendo vendido as custa das crônicas de gelo e fogo. E no fim não chegam nem perto do trabalho do George. Acho que nem todo mundo consegue escrever histórias tão complexas com tantos personagens. As vezes eu também fico me perguntando se não são as traduções muito ruins desses livros. Mas enfim. Tu já leu a Saga do Assassino do Rei? Será que é no mesmo estilo? Desde que eu terminei as crônicas de Gelo e fogo eu fiquei meio órfã. Beijoo

    www.blogsemfrescuras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Ainda não li os livros do George, mas pelo que vejo, é sensacional. Eu posso levar isso que você disse para Harry Potter, também. As pessoas adoram fazer certas "comparações", mas escrever uma história épica não é nada fácil, não é pra qualquer um.

      Olha, eu já vi gente falando da tradução desse livro, e acho que ela afeta alguma coisa ou outra, sim. Mas tem alguns pontos que não tem nenhuma relação com a tradução. :p

      Ah, e na verdade, nem conheço essa saga. Vou pesquisar sobre ela depois. *-*
      Bem, entendo o que é ficar órfã, mas se quiser sair de algo épico e entrar em outro, recomendo Harry Potter. Não dá pra se arrepender. <3

      Beijos!! :*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams