25 de julho de 2016

Resenha: O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias


Oi, gente. Hoje eu vou falar sobre um livro que é meu amorzinho há muito tempo. Na verdade, nesse caso, são cinco livros em um!
O Guia do Mochileiro das Galáxias é um dos meus filmes favoritos e, até então, eu sonhava com o livro mas nunca tinha lido.
Eis que a Editora Arqueiro, incrível como sempre, trouxe para nós o Guia DEFINITIVO do Mochileiro das Galáxias, que reúne a trilogia de cinco livros dessa saga maravilhosa. Eu, é claro, não hesitei na minha escolha.


Como são cinco livros, vou falar um pouquinho de cada um, dando uma certa ênfase no primeiro. Até porque meu objetivo é despertar a curiosidade, então falar muito sobre os outros, talvez, gere algum spoiler. Não queremos isso, certo?
Mas, vamos ao que interessa.

Sinopse O Guia do Mochileiro das Galáxias:

Segundos Antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E. T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.

A sinopse é curta, mas explica o principal. Arthur Dent está tendo um dia péssimo, uma vez que a prefeitura quer demolir a sua casa para construir um desvio no lugar. Porém, o que ele não sabe, é que o dia dele seria péssimo de qualquer maneira. E, após algumas cervejas, Ford Prefect anuncia por que. O mundo vai acabar. E não podemos fazer nada.
Aliás, Ford é o melhor personagem. Ele é um E.T. que está na terra a fim de fazer pesquisas de campo para o novo guia, o que ele mesmo está reescrevendo. É ele quem ajuda Arthur a escapar do fim do mundo, pegando uma carona numa nave Vogon (os mesmo seres que destruíram a terra e, se me permitem dizer, eles não são chegados em humanos).

Mas a história daquela quinta-feira terrível e idiota, a história de suas extraordinárias consequências, a história das interligações inextricáveis entre essas consequências e este livro extraordinário - tudo isso teve um começo muito simples.
Começou com uma casa. 

Dessa forma, Arthur e Ford (e outros personagens vistos ao longo do livro) começam uma viagem maravilhosa pelo espaço, passando pelas coisas mais bizarras, atrás do sentido da vida, da resposta ao número 42 (que na verdade já uma resposta sem sentido para A Vida, O Universo e Tudo Mais) e tentando não morrerem.


Sério, é um livro que te leva direto pra outro mundo. É uma ficção científica que não se parece com ficção científica. Douglas Adams tinha um jeito irônica de explicar as coisas e um jeito mais irônico ainda de ver as coisas. Porém, ele é um livro cansativo e eu demorei um tantinho para ler. Acho que por ter muita explicação, rodapés imensos, nomes esquisitos, explicações esquisitas e coisas que você precisa parar pra pensar antes de continuar a leitura. O que, na verdade, não é ruim. Só demanda uma leitura mais profunda, com tempo e sem barulhos em volta. Adams foi um gênio ao trazer este livro até nós. Mais até por ser um tipo de escrita totalmente diferente do que estamos acostumados, com uma história nada clichê. É um livro inteligente onde todas as coisas - até mesmo as que parecem mais idiotas e sem sentido - se encaixam lá na frente e mudam todo o entendimento da situação. Se você gosta de ficção científica, física e comédia, esse é o livro certo para você.

A edição é linda, em capa dura do jeito que eu gosto. A arte da capa lembra muito a dos livros únicos, com o fundo galático, e ficou bem bonito. Na parte de trás tem a sinopse dos 5 livros. São 670 páginas, todas amarelas e a fonte é bem miudinha, mas tranquilo de ler. Os livros são bem compactados dentro do volume, acho que pra não ficar uma coisa imensa também.



Para o volume como um todo eu dou 5 estrelas e ainda favorito, porque é um livro atemporal. Eu acho ele incrível agora e, talvez, meus netos achem incrível daqui anos (até porque eu espero que eles leiam!).



Agora, pra deixar um gostinho de quero mais, a sinopse dos outros livros:

O Restaurante no Fim do Universo


Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

A Vida, o Universo e Tudo Mais


Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. No entanto, talvez fosse melhor continuar nessa tediosa rotina do que ser arrastado para sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!


Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal - exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Disposto a desvendar esse mistério, ele parte para uma nova jornada.

Praticamente Inofensiva


Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do Universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco - mais uma vez - a vida de todos.

São todos o máximo e não deixam nada a desejar! Por isso, leiam. É um livro ótimo para se ter na estante.

Beijos e até a próxima! <3

A Enciclopédia Galáctica define o amor como algo incrivelmente complicado de se explicar.Já o Guia do Mochileiro das Galáxias define amor como: geralmente doloroso, se puder, evite-o. Mas para o azar dos terráqueos, eles nunca leram o Guia do Mochileiro das Galáxias.

14 comentários:

  1. Quero muito esse livro, fico babando nas resenhas que eu leio, parece ser uma leitura incrível.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho MUITA vontade de ler "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e só não o fiz ainda porque, como você disse, é uma leitura densa, demanda uma certa dedicação que tá difícil ter na correria de sempre!
    Achei essa edição LINDA! Eu sabia que eram 5 volumes, mas não entendi isso da trilogia, existe alguma diferença entre eles que divide a série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da correria, entendo perfeitamente!
      Então, na verdade, o livro começou com a ideia de ser uma trilogia. Mas aí acabaram vindo mais dois livros. Por isso eles chamam de "trilogia de cinco livros", haha, até porque, por ser uma série de comédia, encaixou perfeitamente.

      Excluir
  3. Fiquei até triste de ter os 5 livros agora hahah Eles são tão fininhos individuais, e a capa dura deixa muito melhor! Gostei da sua resenha também, espero que convença bastante gente a ler, porque esses livros são ótimos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre ensaiava tanto para comprar os 5 separadamente, mas depois que apareceu essa edição eu entendi porque <3 haha
      Obrigada!

      Excluir
  4. Eu vi essa edição na saraiva esses dias e quase pirei. Mas aí lembrei quanto custam os 5 separados e fiquei calminha, dizendo pra mim mesma que se for comprar esses títulos pra minha estante vai ser na versão simples e antiga mesmo haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Verdade! E os livros separadamente estão sempre em promoção, vale muito a pena também.

      Excluir
  5. Que capa mais linda *_* a edição é mesmo muito bonita.

    Li essa sinopse e pirei! Eu sou apaixonada por ET, ficção, galáxias, viagens... Acho que esse livro tem tudo isso que eu adoro :) a história parece ser super divertida, legal e diferente. O titulo é inesquecível haha.

    Adorei a resenha. Beijos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta mesmo, vai adorar! É um jeito totalmente novo de apresentar essa outra realidade pra gente.

      Obrigada, meu bem! Beijos <3

      Excluir
  6. Ai que legal, não conhecia esse livro, parece ser bem interessante. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ahh que demais, quero ler !


    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams