18 de janeiro de 2017

Moana, o filme pra lá de poderoso da Disney

moana filme disney

Oi gente, tudo bem?

Em agosto de 2015, eu fiz uma postagem listando os motivos para esperar a nova animação da Disney, o Moana - Um Mar de Aventuras. De lá pra cá, muita coisa aconteceu e finalmente, saiu o filme! Eu, como boa amante da Disney, fui assistir e resolvi trazer um pouco do que achei pra cá, até mesmo para complementar o que havia dito no primeiro post sobre isso (que tá no link ali em cima, só clicar!)
Quando escrevi sobre o filme, tudo ainda era muito cru e eu não tinha muita noção da história que estava por vir (notem que lá tem muitas ideias erradas!) e aqui vou procurar me corrigir também, porque Moana vai muito além de uma princesa indo atrás de uma ilha mágica ao lado de um semideus.

Claro que isso é o básico. Moana traz pra nós uma mistura de crenças e uma história cheia de poder. Nela, nos é apresentado que muito tempo antes, uma deusa chamada Te Fiti (que também é uma ilha) deu vida a todas as outras pequenas ilhas ao redor. Até que, um dia, um semideus chamado Maui rouba seu coração para dar o poder da vida aos seres humanos e ser bem visto por eles. O que acontece é que outros também queriam o coração e, um deles, o Te Ka, acaba lutando com Maui, o fazendo perder o coração e seu anzol, fonte de seu poder. A lenda diz que as ilhas, uma após a outra, estão morrendo e isso só será corrigido quando Maui e um guerreiro escolhido atravessarem os mares e devolverem o coração de Te Fiti.
Moana cresce ouvindo essa história. E sente, em seu coração, alguma coisa a atraindo para o mar. Ela fica nesse conflito entre atender ao seu povo ou seguir seu coração e descobrir quem ela é. Seu pai a proíbe de pensar em qualquer coisa que seja perigoso, tentando sempre mostrar pra ela que o lugar dela é na ilha, cuidando de seu povo. E mesmo que sua avó a incentive a ir atrás de Maui para devolver coração de Te Fiti - pois acredita que o mar a escolheu -, ela resolve ouvir o pai e tentar se preparar para ser a chefe da ilha. Porém, quando os peixes começam a sumir e os cocos a estragar, Moana percebe que pode salvar a ilha se devolver o coração de Te Fiti.
Resumindo, com o incentivo da avó, que mantinha o coração de Te Fiti num colar, Moana foge para ir atrás de Maui e fazer com que ele a ajude a devolver o coração.

moana filme disney

Minha primeira impressão errada antes de ver o filme: o possível romance de Maui e Moana. Fiquei muito feliz em estar enganada. Eles são ótimos amigos. Começam se odiando e depois veem o quanto tem em comum e em como um precisa do outro. A Disney já vem tendo essa ideia de não romancear seus filmes, com Frozen e Valente foi a mesma coisa. Não havia mesmo uma necessidade para isso. Moana estava preocupada com seu povo e sua ilha. Não cabia um relacionamento ali. Além dela ser muito jovem e ainda nem saber quem é exatamente. Ela vai descobrindo isso ao longo do filme, percebendo sua força. Outra coisa bem legal da Disney é o fato de ela não ser uma princesa como as outras. Por ser da Polinésia, ela utiliza roupas locais, sem os vestidos bufantes e as luvas e os sapatinhos super chiques. É legal também ela ser a herdeira, a que vai cuidar do povo e colocar a mão na massa na hora de ajudar. Mostra que meninas podem e devem fazer coisas, e não apenas serem educadas e elegantes e esperar a vez delas de falar.

Acho que essa foi a maior evolução da Disney, Nós temos princesas eternas, de 50 anos atrás, cuja única função era achar o amor da vida e ficar com ele - que era quando vinham os obstáculos. As histórias, agora, estão menos egoístas, as princesas querem salvar seu povo, seu país, sua crença ou sua família. Ela não quer ser apenas bonita e casada com um príncipe encantado. Ela quer ser livre. Isso não quer dizer que as princesas antigas sejam antiquadas ou uma má influência. Porque meninas podem buscar pelo príncipe encantado, se elas quiserem. Elas podem ser e fazer o que quiserem e quanto mais propagarmos isso, melhor vão ser as pessoas daqui pra frente.

moana filme disney

Tecnicamente, o filme é lindo. As cores verde e azul são muito acentuadas, que dá uma energia boa, o azul por ser uma cor tranquila, serena e harmônica e o verde por representar esperança e liberdade. Além de serem cores muito predominantes em cenários de praia e ilha. A Moana tem traços bastante infantis, como os olhos grandes e o rosto redondo, que deixa bem claro a idade que ela tem. E as músicas... ah, as músicas! Vocês precisam ouvir, mesmo sem ter visto o filme!!

São músicas fortes e poderosas. Se não me engano, uma banda polinésia tocou no filme, e talvez isso tenha ajudado no que a música queria passar. Eu arrepiei o filme todo durante as músicas, porque além de letras lindas, elas tinham uma força que me fez acreditar no poder da cultura e de como é importante a gente saber quem é no mundo. Eu vou deixar aqui as minhas duas favoritas, mas escutem as outras. Tenho certeza que vocês vão cantar o dia inteiro (como eu).


Ficou uma resenha gigante, mas eu precisava falar sobre tudo! Minha opinião geral: eu amei o filme. Se tornou um dos meus favoritos (junto com Enrolados, hihi) e, com certeza, eu vou assistir direto. Indico sim, pra todo mundo. Pra homem, mulher, criança, não importa... a magia da Disney sempre foi fazer filmes que agradem a qualquer um, e acho que isso só tende a melhorar. Moana tem uma bela mensagem, de auto-conhecimento e amor pelas suas raízes, além de ensinamentos que temos que levar pra vida.

25 comentários:

  1. Também escrevi sobre esse filme essa semana... Realmente também estou amando essa evolução das princesas da Disney, tanto nas histórias fugindo daquela coisa de esperar o príncipe encantado, até essa questão de trazer diferentes etnias (que alias já chegaram a fazer antes, com a Mulan por exemplo).

    Gostei bastante da resenha, ficou longa, mas vale a pena haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma das melhores coisas da Disney, atualmente.

      Ficou realmente longa haha mas obrigada! <3

      Excluir
  2. Que resenha linda! Apesar de eu ainda não ter ido assistir o filme, já estou muito curiosa para ver toda essa história. Também sou fã da Disney, e fiquei muito feliz quando os produtores começaram a reinventar filmes que retratavam coisas que saiam do padrão "princesa e príncipe". Desde Frozen isso vem acontecendo e aposto que está conquistando cada vez mais os disneymaníacos <3 Ah, e só pra constar, Rapunzel tb é o meu filme favorito haha Parabéns pela resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o filme é muito lindo, vale a pena assistir! Isso é muito bom, né? Importante representar todos os tipos de histórias pras nossas crianças (e pra nós também haha)

      Obrigada <3

      Excluir
  3. Acredita que eu ainda não assisti esse filme? Tô louca pra ver, ainda mais depois de ler seu post. Preciso arrastar alguém comigo hahaha
    Beijos <3

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELA RESENHA!!! ESTÁ NOTA 10! ADOREI O FILME E RI BASTANTE COM AQUELE FRANGO MALUCO...KKK.. EU PENSEI QUE FOSSE MAIS UM FILME DE PRINCESA DA DISNEY, MAS AINDA BEM QUE ME ENGANEI TOTALMENTE. RSRSRS...

    WWW.BLOGVIVAHERBAL.COM.BR/BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!
      Todo mundo se divertiu bastante com o Heihei né? Ele é ótimo hahaha
      Ainda bem mesmo, ele é um dos melhores. Vale a pena, com certeza.

      Excluir
  6. Todo mundo se apaixonou por este filme né? Estou perdendo tempo em não ter visto ele ainda! Estou vacilando! E olha que eu aaaaaaaamo conhecer mitologias diferentes! Acho fantástico! *-*

    Tá rolando o primeiro sorteio do blog, se quiser participar só clicar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é incrível e a parte da mitologia é sensacional, você vai gostar! *-*

      Excluir
  7. Tem tanta gente falando bem desse filme que to ficando ansiosa pra ver! To adorando essa evolução da Disney, além de dar show de representatividade, os filmes ficam muito mais divertidos por não serem sempre aquela mesma historinha romântica de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! E acredito que isso vá atrair muito mais gente pra Disney e suas produções, né? Principalmente agora, que ta todo mundo tomando consciência dessa realidade de representatividade e feminismo!

      Excluir
  8. Eu quero muito assistir esse filme, pelo trailer parece ser muito bom e é legal ver a Disney seguindo esse caminho, sem as princesas indefesas que esperam sentadas pelo príncipe salvador :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Até porque, se meter em aventuras é muito mais legal que esperar o príncipe, né? haha ;)

      Beijo!

      Excluir
  9. Ainda não consegui assistir ao filme, mas todos os trailers me parecem maravilhosos, as cores, a fotografia ♥ Admito que tenho sentido falta dos romances a la Disney, mas super concordo que nesse filme não cabe um relacionamento. Acho que a história ficou super direta e não tem aqueles redemoinhos de acontecimentos que deixam o melhor para o final. Felizmente as "princesas" estão deixando os sapatinhos bem longe de cena e dando voz ao empoderamento. Isso é fantástico ♥ Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, eu também adoro os romances da Disney! É só legal mesmo porque várias situações da vida estão sendo representadas e não só o romance. Mas espero que eles não exterminem os romances de vez hahaha Muito obrigada! <3

      Excluir
  10. Esse filme parece ser tão inspirador! Pra onde eu olho tem gente elogiando *-* estou curiosa para saber o desfecho da história da Moana! Pra começar, a aparência dela é tão diferente de tudo que a Disney já fez... e eu amei isso; o cabelo e o tom de pele dela sao maravilhsos <

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ela é linda e delicada, sem precisar se parecer com todas as outras princesas. Acho que esse é o avanço da Disney, daqui em diante. <3

      Excluir
  11. Eu sou uma eterna Team Disney (então quando sai qualquer filme da Disney eu já estou lá), mas achei interessante você falar que ela não é uma princesa (não nos termos clássicos), porém esse não é o primeiro filmes da Disney que não trás uma princesa nos termos clássicos. Nós temos Mulan, Pocahontas, A Princesa e o Sapo, Enrolados, Valente, Frozen, etc... Já é antigo a temática da Disney de emponderamento para meninas, tem um tempo que eles veem trabalhando nesses termos e apresentando campanhas nesses termos. E no máximo, eu já tinha e tenho (e agora tenho mais) vontade de assistir Moana.

    Até mais!
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. E adoraria ver uma "releitura" dessas histórias, como teve com a Rapunzel em Enrolados, por exemplo. O mais legal mesmo é que nesse filme o romance não passou nem perto e acho que foi uma sacada incrível dos produtores, porque não precisava mesmo. Já esses outros possuem mais romance (acho que, talvez, menos Valente). Mesmo assim, é bom ver que eles já perceberam isso antes dos tempos atuais.

      (:

      Excluir
  12. Eu to muito ansiosa para assistir Moana, tanta gente falando bem em tantos lugares! Sem contar que né, meta da vida é ver todos os filmes da Disney, então tenho que me manter sempre em dia! hahahaha
    Resenha incrível!
    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Eu também tenho essa meta de vida!! E ainda faltam muitos...

      Muito obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  13. Ahhh eu tô realmente louca pra ver esse filme, parece ser a coisa mais linda do mundoooo! E isso de quebras o padrão das princesas de antigamente faz ele ser ainda mais maravilhoso! Quero muito ver <3
    Beijão!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, espero que os próximos sejam todo na mesma pegada haha
      Beijo!

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams