16 de agosto de 2016

Dicas de fotografia #1 - Fotos clean

Olá, pessoas! Resolvi começar aqui uma série de postagens com dicas de fotografia. Elas serão, principalmente, para mim mesma, já que estou começando a aprender mais sobre isso. As fotos clean são tendência no momento e são lindas. Não importa se seu feed é totalmente assim ou se traz apenas alguns elementos do tipo, é sempre bastante harmônico e esteticamente bonito. 
Para quem, assim como nós, quer ter um feed assim ou, simplesmente, tirar algumas fotos com essa características, aqui vão algumas das coisas que eu aprendi, quando comecei a me aventurar nesse tipo de fotografia.

Balanço do branco



Uma coisa que aprendi na faculdade foi o tal do balanço do branco. Eu já tinha ouvido falar mas não fazia ideia do que ele fazia pela fotografia. De acordo com a nossa querida internet, o balanço do branco "é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos"¹. Ou seja, ele mexe na temperatura da foto, e quando a coisa fica - por exemplo - amarela na câmera, ele faz com que ela seja branca, como de fato é. Ele clareia a foto.

O meu celular possui poucas opções, em câmeras profissionais você consegue ajustar exatamente para aquilo que precisa. Mas no celular eu posso escolher o ambiente em que estou: luz do dia, nublado, (lâmpada) incandescente e (lâmpada) fluorescente. Além, é claro, do automático.

Depois que aprendi isso, nunca mais deixei de verificar qual seria o mais adequado em determinada foto. Quando não consigo me decidir, deixo no automático mesmo para ele pensar por mim, hehe.

Fundo branco ou claro



Essa dica é boa para qualquer foto, na verdade. A não ser que a ideia seja essa, as vezes um fundo vermelho para uma foto de um elemento cor de vinho pode não ser a melhor coisa. Logo, um fundo rosinha para esse mesmo elemento cor de vinho ficaria mais interessante. Para as fotos clean, é fundamental que o fundo seja clean. Pode ser o clássico branco, que nunca tem erro, e também os amarelinhos, azuizinhos, rosinhas, beginhos, cinzinhas... uma variedade de cores gostosas e claras que deixam a foto, naturalmente, mais "tranquila" aos olhos.

Luz do dia



Para quem não tem luminárias e aqueles equipamentos maravilhosos de estúdio, essa dica é fundamental. As minhas melhores fotos são tiradas de manhã, quando a minha sala está super iluminada. Isso porque a luz do dia é a melhor iluminação que uma foto pode ter (na minha opinião). Fotos escuras, tiradas com flash, ou a noite, ou num lugar pouco iluminado dificilmente vão seguir essa linha clean. Claro que muitas fotos escuras são bonitas, mas como o propósito desse post são as fotos branquinhas e clarinhas, isso acaba sendo um empecilho. Então, aproveitem muito para fotografar todo o período da manhã e a tarde, até umas 16h. Vai fazer toda a diferença.

Edição


Edições do VSCO Cam

Uma outra opção - que eu uso muito - são os filtros. A edição ajuda muuuuito na hora de deixar uma foto mais clarinha, e eu abuso mesmo nas que estão no nosso instagram. Quem me conhece sabe que eu amo o VSCO Cam. Para mim, ele é o melhor no quesito edição de fotos no celular. Meus filtros favoritos são o HB1 e HB2, A5 e A6, C1, M5 e T1. Todos esses são de graça. Claro, você tem que ir testando e ver quais são os que mais combinam com as fotos. Você pode mexer no nível do filtro, se o quer mais forte ou mais fraco e ainda tem toda a parte editável de exposição, contraste, temperatura e eu SEMPRE mexo bastante neles.
Outros aplicativos bem legais são o Snapseed e PicsArt, mas como ainda estou aprendendo, não sei bem indicar nada. Existem perfis no instagram que dão dicas. Por exemplo esse e esse. Eles tem bastante propaganda, o que eu ignoro, mas as dicas são bem valiosas. 

Elementos com cores claras e pastéis



O que você quer fotografar conta muito, apesar de não ser uma regra. Você pode tirar uma foto de um hamburguer do McDonalds num fundo rosa e vai ficar super clean e incrível. Porém, certos elementos ajudam muito. Como é o caso do esmalte de cor clarinha, um livro amarelinho, cactos e suculentas verdinhas... o preto fica ótimo em fotos clean, mas eles serão um tipo diferente de clean, onde o contraste acaba sempre mais alto. Para ficar clarinho mesmo, estilo Melina Souza, é super interessante usar tons pastéis. Abusar mesmo.

Elementos fofos



Ainda seguindo a mesma linha, os elementos fofos não podem faltar. Nessa hora, a criatividade é importantíssima. Tem gente que usa plantinhas, pratos legais, ursinhos, abajur, meias fofas, livros, fones de ouvido, câmeras vintage... enfim, são N ideias. A composição é muito importante para uma foto. Solte a imaginação.

Não exija demais das suas fotos


A dica mais importante é essa. Não é porque você quer ter fotos cleans no seu feed que você nunca mais vai postar uma selfie, ou uma foto de comida, ou uma foto de paisagem... não encanar com a coisa é que deixa ela melhor. Afinal, se você começar a limitar suas fotos vai também limitar sua criatividade e não queremos isso. Essas dicas que pretendo ir postando são mais para aumentar suas possibilidades, fazer você (e eu também) descobrir o mundo mágico da fotografia que é muito maior que isso que nós vemos. Portanto, exercite esse seu lado estético e se esforce para estar cada vez melhor na arte de fotografar, mas sem exigências e neuras, caso as fotos não sejam nível Pinterest logo de início.

A prática leva à quase perfeição, hehe.
E vamos praticar!

Por hoje é isso, aceito dicas também, deixem nos comentários! Até a próxima.

Beijos ;*

¹ Fonte

24 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Amo fotos com um tom mais clean, estou tentando me atentar mais a isso e suas dicas vão me ajudar demais!
    E VSCO Cam <3
    Beijos ;*

    It's Geekly | @wendyfaquim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Tomara que te ajudem assim como estão me ajudando!
      <3
      Beijos

      Excluir
  2. Achei bem legais os tópicos! Realmente, as fotos com poucos elementos acaba atraindo mais atenção.
    Ainda mais com o estilo minimalista se sobressaindo em todas as redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. O estilo minimalista acaba sendo meu favorito sempre.

      Excluir
  3. Que postagem completíssima e enriquecedora! Adorei loucamente cada tópico escolhido e cada elaboração tão sensacional perante as dicas e alertas. Relembrei de alguns fatores de uma antiga aula de fotografia e senti um peso de importância imenso na postagem - que não sinto há muito tempo em diversas do estilo -. Adorei!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada! Comentários como o seu me deixam felizinha o resto da semana, haha.
      Espero poder sempre trazer conteúdos assim para cá. Obrigada mesmo!

      Excluir
  4. Gostei do post. Gosto de fotos com fundo branco.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  5. Dicas de fotografia são só amor ♥ O balanço de branco é um item beeem importante que às vezes a gente esquece, ou não liga muito, mas ele dá um resultado completamente diferente e deixa até mais bonita a fotografia. Não sou muito fã dos efeitos, acho que eles quebram um pouco a beleza da foto, mas arrumar contraste, brilho, esmaecimento e cor ajuda muuuito. Adorei teu post, tá riquíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, depois que eu "aprendi" a mexer nessas coisas mais técnicas, minhas fotos ficaram totalmente diferentes.
      Muito obrigada! <3

      Excluir
  6. Comecei a tirar umas fotos um pouco mais elaboradas a pouco tempo, ainda tenho dificuldade de fazer as composições e com a luz porque minha casa não tem muita entrada para luz natural, infelizmente. Essas suas dicas vão me ajudar muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo totalmente, também comecei a pouco tempo. Mas é com a prática mesmo. Espero que te ajudem como me ajudam. <3

      Excluir
    2. Eu te entendo totalmente, também comecei a pouco tempo. Mas é com a prática mesmo. Espero que te ajudem como me ajudam. <3

      Excluir
  7. Amei as dicas, adoro fotografar e as vezes encontro uns probleminhas (dificuldade com iluminação e nao tenho equipamento bom, mas tendo fazer de um tudo pra melhorar). Vou acrescentar essas dicas quando for tirar fotos mais clean. Achei muito importante o que você disse no final, a gente não deve ficar preso apenas a alguns padrões, a fotografia nos permite muitas coisas. Eu tenho me permitido muito mais postar de várias coisas que eu gosto, inclusive selfie ����

    Beijos,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas! Sou bem leiga quando o assunto é fotografia, então toda dica que encontro eu guardo pra tentar aplicar <3

    ResponderExcluir
  9. Super dicas, amei, eu adoro fotografar, comprei uma câmera nova, melhorzinha esses dias, mas não tive como usar ainda, tô lendo tudo sobre fotografia pra melhor minhas técnicas.
    Velu Bjim
    http://www.depoisquevocesefoi.com.br/

    ResponderExcluir
  10. amei as suas dicas, eu já tentei mudar meu feed do instagram pra algo mais clean mais não conseguir haha eu gosto de um pouco mais de cor. tambem amo o vsco é meu preferido pra edições (favoritos HB1,HB2,A5 e F2)
    http://withjacq.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, adoro os instagram que a maior parte do feed é clean, fica tao fofo <3 Uma boa dica sao os aplicativos que ajudam a clarear a foto na edição :)

    Sthefani

    ResponderExcluir
  12. Acho lindinho esse efeito branco nas fotos do blog. Mas, ainda prefiro o colorido ou PB nas fotos. Devemos ser um pouquinho exigentes na qualidade das nossas fotos porque isso também faz parte do conteúdo do nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. Acho que a luz natural é a melhor aliada, porque além do aspecto clean, quando a foto é tirada com o celular a qualidade é consideravelmente maior. Também adoro o filtro hb1, e por mais que eu amo feeds com filtros clarinhos e "minimalistas" não consigo ter um, sou muito bagunçada haha Beijos

    ResponderExcluir
  14. eu adoro tirar fotos branquinhas, principalmente se o fundo for bem liso e der aquela sensação de "infinito" ^_^ mas confesso que nos últimos dias tenho tirado fotos com um tom mais sombrio hehe.

    adorei as dicas do post <3 beijos.

    ResponderExcluir
  15. Menina que post ótimo! Eu recentemente alterei meu feed do instagram e estou justamente apostando em fotos clean...incrível como comecei a receber vários inscritos tanto brasileiros quando de outros países, realmente chama muito a atenção ter o feed organizado e elaborado (se quiser ver o meu é @gabirgouveia ^^)

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada no seu ig do insta! As fotos são incríveis! É bom saber dessas dicas para deixar as fotos mais clean (quem gosta claro)!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  17. No meu caso a luz do dia e a edição das fotos são peças fundamentais. Não trabalho nem publico muitas fotografias, mas admiro quem consegue publicar fotos lindas seguindo todas essas práticas. O resultado é incrível. Pode até parecer simples, mas existe todo um estudo, tantas considerações a serem feitas e amei ler um post tão bem informativo quanto o seu. Parabéns! Beijos

    Juhlihipy

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams