31 de agosto de 2016

Resenha: No meio do caminho tinha um amor


Oi, gente! A resenha de hoje é um livro muito amor - tem amor até no nome - que eu recebi da Sextante. O livro No Meio do Caminho Tinha um Amor é do escritor Matheus Rocha, que é também autor do blog Neologismo (um blog muito amor, se não conhece, clica aqui!) Nele, tem um compilado de histórias que mostram o depois de um relacionamento, como nos sentimos e as coisas óbvias que percebemos e que nos damos conta muito depois de todo o problema. 

Se liga na sinopse:

Às vezes, a gente insiste em viver um relacionamento que já chegou ao final faz tempo. Tentamos resistir, fazer de tudo para durar mais, lutando para trazer de volta os momentos mágicos do início. Mas, quando o amor acaba, no lugar do conforto e do carinho que existiam só restam feridas que vão doer por um bom tempo e deixar cicatrizes que não desaparecerão. Porque o amor nem sempre é pra sempre.
Com o fim vem a tristeza, a saudade, a mágoa, o desespero e a vontade de nunca mais sentir aquela dor. Aí fechamos as portas ao perigo de sermos machucados outra vez, mas também à chance de sermos amados de novo.
Um belo dia, quando as lágrimas já secaram e nos esquecemos do desconforto, com muito cuidado abrimos uma fresta só para ver a vida lá fora. E, assim como um raio de sol que entra por qualquer brecha, de repente uma vontade de recomeçar nos invade e tudo volta a fazer sentido. E, sem nem saber como, no meio do caminho avistamos novamente o amor - e a certeza de um novo começo!
Bem esclarecedor, né? Bem, mas os textos e crônicas presentes no livro falam justamente disso, dos momentos em que você sofre e diz que nunca mais vai passar por isso, até quando você está pronto para seguir em frente. Em muitos momentos eu senti que eu escrevi o livro, porque o sentimento é muito real. Certas coisas que ele fala para a ex se encaixa em muita coisa na minha vida.


Esse livro foi tão "minha vida" que eu decidi grifá-lo! E eu nunca fiz isso em nenhum outro livro. Mas eu senti que nesse eu precisava de uma identificação, alguma coisa que assim que eu o abrisse, na página que fosse, a primeira coisa que eu ia ver era a frase com a qual eu me sinto conectada. Enfim, voltando ao livro, Matheus o dividiu em FIM, MEIO e COMEÇO. Achei maravilhosa a ideia de escrever de trás pra frente, uma vez que a construção de um livro é justamente o contrário.

"Descobri, com o passar das minhas noites em claro, que o amor é loucura. É falta de sanidade. De sensatez. De medidas."

Começamos com a história de amor bonita, as borboletas, as coisas fofinhas. Passamos pela turbulência, pelos problemas e o ápice. Para, então, chorar as mágoas do tão famigerado fim. Porém, nesse livro, ele começa chorando as mágoas, então ele narra um pouco dos motivos para o fim e aí, para nos deixar felizes e esperançosos, ele fala sobre seu recomeço. Sobre a brecha de luz de sol que entrou em sua vida.

"[...] o amor não é desculpa para duas pessoas ficarem juntas. Ele pode até ser a consequência. Mas o motivo, a causa, é a vontade."



"Foi aí que eu entendi que, às vezes, por mais que as desculpas não nos tirem a culpa, elas amenizam ao menos o ardor da ferida. É como um remédio que, mesmo não agindo instantaneamente, cura. Cicatriza as beiradas até que todo o arranhão seja pele nova outra vez."

Um fato muito lindo desse livro, é que ele tem "ilustrações". Passagens, em algumas páginas, com alguma frase legal e uma aquarela atrás. Sem falar nessa capa, que é maravilhosa! Desde a fonte, até as cores, tudo é muito harmônico e atual: essa fonte tá na moda! As páginas são brancas, mas pela primeira vez, acho que ela foi a ideal para a construção desse livro.

Perdoem a qualidade e a iluminação, tinha esquecido da foto da página e tirei aqui, agora, correndo! Mas da pra ter uma ideia...

"As pessoas tomam como verdade aquilo que lhes convém."

Ele tem 175 páginas e tudo nele faz dele um livro gostoso e despretensioso, que mesmo carregado de significado, não é enjoativo e tem uma leitura super fluída. É aquele livro pra te acompanhar sempre, mesmo que você já tenha lido várias vezes. Acho que a escrita do Matheus ajudou bastante nisso, ele é gente como a gente, sem palavras difíceis, sem floreios, sem fugir da realidade que é o fim de um relacionamento (e o recomeço!). 




O livro é tão cheio de realidades que fica difícil escolher um quote, então, por isso, a chuva deles nesse post. Dá vontade de postar tudo, haha. Mas é que falar dele é complicado, pois é tudo tão claro na mente que não dá pra colocar em palavras. Então, nada melhor do que ele mesmo para falar por ele.

"Sabe, amigo, eu achava que sorrir era só uma reação momentânea, coisa de quem ouviu uma piada engraçada que cinco minutos depois deixa de fazer o menor sentido. Mas quando se está apaixonado, ah, eu consegui dizer apaixonado? Então, quando se está apaixonado, topada na quina da mesa é motivo para gargalhada. Ou, pelo menos, é assim que eu finalmente me sinto."

E é isso, amigos. A vida tá uma bagunça sem tempo, mas eu consigo, to me esforçando. Enquanto isso, não deixem de seguir nossa página do Instagram, que ta cada vez mais amor. E quanto ao livro, dei 5 estrelas, claro. E recomendo muuuito. Para quem terminou um relacionamento, para quem começou um e para quem tá feliz sozinho. Porque tudo isso é fase da vida e faz parte, sempre.

Beijos e até a próxima.
'Me perdendo de você, achei uma parte de mim que tanto procurava."

2 comentários:

  1. Parece ser incrível e já adorei só de ler alguns trechos. Parece ser "minha vida" também. Aposto e ganho que eu também grifaria bastante coisas e tiraria bastante fotos das ilustrações. Amo leituras assim!
    Que diferente a estruturação do livro começando pelo final... agora eu fiquei ainda mais curiosa!

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a gente se identifica muito! E as ilustrações, nossa, só amor <3
      É muito bom, recomendo.

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams