6 de janeiro de 2017

Resenha: O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida

resenha o primeiro dia do resto da nossa vida kate eberlen

Hoje eu vou postar uma resenha que estou devendo desde outubro! Por que? Porque muita coisa aconteceu, a história não me prendeu (a principio) e eu procrastinei até não poder mais. Porém, aqui estou.
O livro é O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida, da Kate Eberlen. Um livro fofinho, leve e que te faz ter vontade de escrever também (eu fiquei com essa vontade!).
Sinopse:
Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda.
E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado.
Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não?
O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.
resenha o primeiro dia do resto da nossa vida kate eberlen

Bom. Como diz a sinopse, eles não se encontraram ainda. Estão sempre em lugares próximos, ou no mesmo, e por mais que você se desgaste de desejar aquela esbarrada de mãos e troca de olhares, isso não acontece. Eles seguem suas vidas, tropeçando, fazendo merda, sofrendo, rindo, descobrindo e tentando ser felizes. Eu achei essa a mágica do livro. No início, eu queria que eles se encontrassem mas fui percebendo que o que deixou a história boa foi o fato de você ler sobre a vida de pessoas distintas, que nunca se conheceram e, ainda assim, estar super entretido, sem nunca se perguntar "porque diabos eu tô lendo um livro sobre pessoas completamente aleatórias?".

A escrita da Kate é muito boa, mas a descrição de tantos detalhes, como nomes de ruas e monumentos e prédios e avenidas, algumas vezes, ficaram confusas para mim. Acho que por isso, no começo, não consegui me prender à história. Foi só quando a vida dos personagens passou a ser o foco que o livro me cativou. A partir daí, só alegria. Li super rápido e querendo muito chegar ao final!

o primeiro dia do resto da nossa vida resenha kate eberlen

o primeiro dia do resto da nossa vida kate eberlen resenha

Quem me conhece sabe como eu shippo casais! Gente, não importa, se é filme, série, livro, novela, jogo de video game, vida real, eu seeeempre imagino os casais. No primeiro capítulo ou episódio, se eu vejo química, eu já quero eles juntos. Por incrível que pareça, isso não aconteceu nesse livro. Quando passou a ideia inicial de "tomara que eles se encontrem", eu não queria mais eles juntos. Claro, eles tem muito em comum e acredito que um completaria o outro, em suas necessidades. Mas sei lá, eu não desejei tanto isso. Eu queria que eles conseguissem ser felizes, e só. Eu comecei a ler e queria apenas saber se tudo ia dar certo, se a Tess ia conseguir cuidar da irmã e fazê-la feliz, se ia encontrar um cara legal, se não teria mais problemas com o pai e se o Gus seguiria seu coração e conseguiria se livrar dos fantasmas que nunca o deixavam em paz. A cada capítulo lido, era uma sensação de que eles nunca se encontrariam, mas que estava tudo bem, caso tudo estivesse realmente bem.

resenha o primeiro dia do resto da nossa vida kate eberlen

resenha o primeiro dia do resto da nossa vida kate eberlen

Admito: Solicitei o livro pela capa. Ela é maravilhosa. Em tons de laranja e roxo, que é uma composição linda. O laranja é uma cor levemente estimulante e também muito jovial - remetendo ao público (e aos personagens) da história - uma energia e excitação presentes nas descobertas deles. Já o roxo é uma cor calmante e intuitiva, pra contrabalancear com o laranja, e é ligada à área do cérebro que soluciona problemas, que eu acredito estar ligado também aos personagens, os encontros da vida e como ela os ensina a cada passo. Tem também um casal caminhando, para lados opostos. Isso faz uma alusão perfeita da história toda, de tão próximos mas tão longe. 

O Primeiro Dia do Resto das Nossas Vidas (Miss You, originalmente), foi publicado pela Editora Arqueiro e foi lançamento de Outubro/2016. As páginas são amareladas e a fonte é super tranquila de ler. Ele é um livro grande e pesado, mas eu adoro livros assim, então pra mim não é um problema. Tem 432 páginas e os capítulos são alternados entre Tess e Gus, mostrando sua visão ao longo dos 16 anos que passam. 

resenha o primeiro dia do resto da nossa vida kate eberlen

Para finalizar, as primeiras resenhas que li sobre o livro, disseram que ele lembra muito Um Dia. Realmente, o fato de ser duas pessoas, que não ficam juntas durante a história toda e que narram sua vida ao longo de anos, nos traz Um Dia à memória. Porém, enquanto lia, nem me passou pela cabeça o livro de David Nicholls. O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida tem uma história única e, de certa forma, mais interessante que Um Dia. (Sem desmerecer Um Dia, porque eu AMEI). 

Dou 4 estrelas para o livro, por conta de toda essa coisa que senti no início, de não me conectar com a história e de, muitas vezes, as descrições exageradas da Kate saírem do meu controle. Fora isso, a história é boa, os personagens super construídos e deixou um desejo de quero mais que vai ficar por aqui um bom tempo.

Ei, psiu, você pode comprar o livro clicando aqui
Ele tá com desconto, de R$44,90 por R$33,70 na Saraiva!

Alguém já leu esse O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida? Me conta nos comentários o que achou! Beijos e até a próxima.
"É só que, ás vezes, quando estou olhando para o céu limpo da noite, o universo parece tão vasto e aleatório que é estranho pensar em como nossos pequenos momentos na Terra podem conter tanto significado."
- Tess

28 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Estou com esse livro na minha lista faz muito tempo! Fiquei encantada com a sua resenha e quero saber como eles vão se encontrar, imagina que louco deve ser estarem no mesmo local mas não se verem né? E concordo com você a capa é sensacional! Mas a estória também não fica pra trás.

    aproveito pra seguir seu blog como Camila Mondaini e volto mais vezes para acompanhar as novidades ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tô bem e você?
      É muito louco! Você fica ali, torcendo pra eles se encontrarem e nada! haha Não fica pra trás mesmo, tão bonita quanto a capa.

      Seja bem-vinda, vou te seguir também <3

      Excluir
  2. Que máximo seu blog primeira vez que entro nele , fiquei encantada com as cores e o layout e a foto do perfil me chamou muita a atenção. Que livro máximo e o desconto tá espetacular .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, muito obrigada!! Seja bem-vinda e espero que continue gostando do blog. Não é? Também achei um super desconto, pra aproveitar mesmo, haha.

      Excluir
  3. Adoro livros com histórias assim! Esse com certeza vai entrar pra minha lista. E a capa é realmente uma graça.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro. Vi boa resenhas dele e de blogueiras (os) indicando para leitura.

    Até mais!
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda!
    Adorei sua resenha! ♥ Esse livro despertou minha curiosidade, quero muito ler. Deve ser interessante conhecer um pouco de cada personagem, mesmo que eles nunca se encontram, mesmo estando perto um do outro.
    Até salvei seu post aqui para não perder o nome do livro.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby!
      Obrigada! É mesmo muito interessante, você vê eles tendo muito em comum.
      Beijos ;*

      Excluir
  6. Gostei bastante da premissa e devo admitir que gosto bastante dessas histórias em que o leitor ficar torcendo para algo acontecer na trama.
    Além disso, fiquei curiosa para descobrir o final da trama.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei por isso também, é bem diferente dos outros livros de romance que tenho lido ultimamente. Ele é cativante!

      Excluir
  7. Achei legal o tema do livro e vou atrás de mais informações. Gostei da resenha, bem detalhada. Quero saber como é isso de eles não se encontrarem, estou acostumada a romances no qual o casal fica logo junto ou brigando. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Day! Exatamente por isso eu gostei do livro, é bem diferente desses romances que eu também tô acostumada. Ele acabou sendo um livro único, muito bom kkk

      Excluir
  8. Ganhei o livro Um Dia há tempos e enrolo para ler porque o filme não me cativou e, apesar de não julgar o livro pelo filme, sempre tem aquele exemplar que passa na frente. kkkk A história de O Primeiro Dia de Nossa Vida me pareceu muito mais envolvente e interessante. Vou colocar na lista de desejos porque achei super legal o jeito que a história é contada e, eu adoro descrições longas e detalhadas! ehehe
    Ótima sua resenha! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você gosta, então vai amar o livro do início ao fim! haha Realmente, a história é mais interessante que Um Dia, te prende mais, acho que pelo fato de eles nem se conhecerem.
      Muito obrigada!
      Beijo!

      Excluir
  9. Não conhecia esse liro, mas o enredo da história me chamou a atenção e com certeza me faria ler rs. Porém é uma pena o inicio ser assim, porque eu mesmo já teria desistido de continuar a leitura kkkk. Gosto de coisa simples e fáceis de entender. Fiquei curiosa pra saber se eles se encontram hahaha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu também quase desisti haha Mas decidi dar uma chance e fui começando a gostar. haha
      Beijos!

      Excluir
  10. Adorei a citação do final. Eu não consigo me conformar com as traduções de títulos kkkkkk
    A capa realmente é muito bonita.
    Você disse que conforme vai lendo, vai se conformando que eles não vão se encontrar, mas eu acho que ficaria agoniada kkkkkk de qualquer maneira, a história parece ser boa, acho que vale a pena eu tentar ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk eu também não me conformo! Um título tão curto e fácil em inglês e eles colocam um nome gigante aqui!
      As vezes da uma agonia mesmo, mas eu consegui me conformar. Porque é tanta coisa que acontece na vida deles, que o encontro acaba sendo bem segundo plano e eu esquecia desse fato kkkkk
      Vale a pena sim, acho que vai gostar!

      Excluir
  11. Uma graça seu blog <3
    Não sei fazer esse tipo de imagem, igual a que você usou no post. Enfim, quanto a resenha, já vi esse livro e fiquei com vontade de ler. Vou deixa-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  12. Já perdi as contas de quantas vezes procrastinei uma leitura... o último livro que não tinha prendido meu interesse me surpreendeu depois com a história apesar dos pesares.
    Não sei se eu teria paciência pra ler esse livro, achei bem interesse o modo da construção da história entre os personagens, mas se depois você pôde encontrar empolgação acho que me empolgaria também! Amo histórias de amor :)
    Beijo <3

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! Sempre que a história não me prende, eu acabo procrastinando também. Ainda bem que, na maioria das vezes, eu me surpreendo quando resolvo ler.
      Sim, garanto que ele foi melhorando muito com o tempo haha É uma história de amor muito fofinha.
      Beijo!

      Excluir
  13. Estou viajando e semana que vem vou encontrar meus pais que ainda estão no Brasil. Antes mesmo de terminar de ler o post mandei para minha mãe o link e pedi para ela comprar e trazer para mim hahahaha tomara que de tempo! Adorei a história!! Parece uma ótima leitura para as férias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom, Yasmin!! Tomara que dê tempo mesmo e que você goste do livro. Ele é super perfeito pras férias mesmo, bem leve e fofo. <3

      Excluir
  14. Adorei sua resenha, muito bem escrita e com fotos lindas! Não conhecia o livro e não sei faz muito o meu estilo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Gislaine! De qualquer forma, obrigada por ler <3

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams