22 de abril de 2016

Vamos falar sobre livro de autoajuda?


Não muito tempo atrás eu tinha um grande preconceito com livros de autoajuda. Achava que eram superficiais, porque por que diabos alguém escreveria mensagens do tipo você consegue, acredite em você e ia ganhar dinheiro com isso? Mesmo me considerando uma garota inteligente, eu tinha esse pensamento pequeno. E, hoje, admito isso porque me rendi a autoajuda. Não só a livros, mas a qualquer coisa que passe uma mensagem positiva ou de ajuda em alguma coisa ou algum momento da vida.
A verdade é que por mais óbvia que a mensagem seja, as vezes você precisa ler. Você precisa ouvir. Conselhos são as coisas mais batidas do mundo, todo mundo sabe. E, mesmo assim, você precisa deles. Claro que existem livros bobos de auto-ajuda, mas existem uns muito importantes. Até mesmo engrandecedores. Conheço pessoas que tomaram atitudes após a leitura de um e isso é maravilhoso. 
Enfim, quando eu passei a gostar desse tipo de coisa, veio a segunda fase do pensamento pequeno: não contar para as pessoas que eu gosto de livros de autoajuda. Por que? Não sei, Acho que porque, talvez, elas tivessem preconceito também. Aquele tipo de coisa que você sente quando precisa ir num psicólogo, o medo de que alguém te olhe torto. Não sei se isso precisa ser dito, mas estou dizendo que não importa. Você pode gostar do que quiser nessa vida. Você não é mais inteligente por ler Kafka e nem mais burro por ler Crepúsculo (eu adoro Crepúsculo!). Assim como você não é uma pessoa superficial e maria-vai-com-as-outras por ler livros de autoajuda. Tem gente que precisa de um livro que confirme tudo aquilo que a mãe disse a vida inteira. Faz parte.
Estou entrando nesse time. Infelizmente, porque é mais dinheiro que quero gastar e não tá sendo fácil. País tá em crise, galera.

Aproveitando essa vibe, venho apresentar a vocês um livro de autoajuda maravilhoso. Eu o comprei porque a ideia era de que as pessoas não nascem com talentos, elas desenvolvem. Eu fiquei muito feliz por saber disso!

Foto autoral

O livro O Segredo do Talento, do Daniel Coyle, separou 52 dicas para você ser talentoso e desenvolver habilidades. As dicas são bem curtinhas e muito eficazes. Sério, quando você lê, para e pensa, cê diz "caraca, é verdade!"
Ele é dividido em três partes, sendo a primeira "Primeiros passos: Fique atento, roube ideias e esteja disposto a fazer papel de bobo"; a segunda: "Desenvolvimento das habilidades: Encontre o ponto ideal e se esforce"; e a terceira "Progresso contínuo: Adote a repetição, cultive a garra e guarde em segredo as grandes metas". As dicas não são apenas "faça tal coisa". Elas trazem estudos, exemplos e muitos motivos para você seguir tal dica. Tudo isso em textos rápidos e de fácil entendimento, trazendo para nós essa orientação que, se você seguir à risca, tem tudo para dar certo.
Olha só algumas das dicas:
Dica 1 - Olhe todos os dias para suas imagens motivadoras.
Dica 4 - Compre um caderno.
Dica 5 - Esteja disposto a fazer papel de bobo.
Dica 15 - Divida as tarefas em blocos.
Dica 18 - É melhor praticar cinco minutos por dia do que uma hora por semana.
Dica 30 - Tire vários cochilos.
Dica 47 - Para reforçar o aprendizado, ensine.

Foto autoral
Todas elas fazem todo o sentido quando você lê os textos as explicando. Enfim, para resumir, é um livro que te ensina a aprender. Com ele, você vê que não é impossível. Você percebe o por quê daquelas horas sem dormir estudando para prova nunca deram certo. E que, as vezes, mudar de tática e assumir os erros é a melhor coisa a se fazer.

O livro é da Editora Sextante e ele é lindo. A primeira coisa que eu vi nele foi a capa e me apaixonei. Pesquisando no Google, vi que essa capa é nossa, porque a original é um tanto... sem graça. Ele tem 128 páginas amareladas e uma fonte muito tranquilinha de ler. Acho que um livro que tem muito aprendizado precisa ser mais leve na forma como vai se apresentar as pessoas.

Essa não é uma resenha habitual, porque na verdade, é o primeiro (de muitos) livro de autoajuda que li, então eu queria apenas contar minha experiência e apresentá-lo a vocês. Eu recomendo porque ele não é uma obrigação de ler, cê vai lendo aos poucos, ou quando precisar aprender alguma coisa. Se você quer aprender uma nova habilidade ou começar um novo hobby, acho que ele pode te ajudar. Eu, inclusive, já tenho em mente duas habilidades que quero desenvolver e vou utilizá-lo. Se der certo, conto para vocês ;)

Beijos e até segunda.

28 comentários:

  1. Se tem uma coisa que eu não curtia também eram livros de auto-ajuda! eu particularmente achava que era coisa de "louco" mas.. percebi que isso era uma grande besteira da minha cabeça e resolvi ler alguns! Eu acho que todos deviam ler livros assim, eles realmente ajudam. O mundo esta tão negativo que não tem coisa melhor do que você ver, ouvir e saber que você é capaz de tudo.
    ameeei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, foi exatamente assim comigo e concordo plenamente!
      Obrigada, fico feliz que gostou. <3
      Beijo.

      Excluir
  2. eu também tinha preconceito com livros assim
    ''auto-ajuda? eu não preciso de auto-ajuda. eu me ajudo''
    kkkkkk
    bobagem. Hoje percebi o quanto esses livros são bons, e o quanto abrem nossa cabeça...
    esse que tu indicou parece ser muito bom! vou procurar pra ler ♥
    beeeeijos
    http://tudonodup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim! E além disso, eles são livros super gostosos de ler.
      Ele é muito bom mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Acho que muita gente tinha ou ainda tem preconceitos com esse gênero, o que eu tinha também e vi que era um grande erro ao ler o primeiro e me apaixonar. Eu particularmente acho importante que todos leiam, pois é um gênero que nos apresenta muitos horizontes e pontos de vista diferentes.


    Beijos.
    Lari | Feminices da Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e não tem problema algum em precisar da ajuda de um livro.
      Beijos

      Excluir
  4. Confesso, também não lia e cá entre nós podia até ser meio preconceito mesmo, ou falta de hábito. Afinal, não vemos muitas resenhas destes tipos de livros não. Mas amo essas mensagens inspiradores que muitos deles tem e amei o que você indicou, não conhecia, Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vou tentar trazer resenhas desse tipo pra cá.
      Ele é muito bom, eu adorei.
      Beijos.

      Excluir
  5. Eu adoro livros assim!! Hahahha principalmente os da Isabela Freitas. Acho que mesmo se não precisarmos no momento, um dia vamos querer aquelas dicas e todas dicas são bem vindas né? Adorei esse, ótima indicação. Beijão ♥

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu já li muitos livros de auto ajuda e acho que eles sempre têm algo a ensinar. Não acho vergonha falar que lê.Você não os lê necessariamente porque precisa. E são ótimos livros para ajudar no crescimento pessoal.
    Gostei desse que você leu. Parece ser bem interessante.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles nos ajudam a melhorar nossos argumentos acerca do que acreditamos, também. Recomendo sempre.
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu já tentei ler livros de auto ajuda, mas não consigo concorda com o que eles dizem, não sei o por que!
    Gostei desse que você leu!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes você não achou um que te agrade. Ou então, é gosto mesmo. Sempre temos uma preferência, hehe.
      Beijos!

      Excluir
  8. Assim como a Clara, não consigo concordar com o que eles dizem :( Esse aí me chamou atenção, mas tenho medo de me decepcionar assim como me decepcionei com os outros :/ Beijosss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, é bem gosto mesmo. Acho que temos que ler o que nos faz bem, as vezes um romance ajuda mais do que um auto-ajuda. *-*
      Beijos <3

      Excluir
  9. Sinto que muitas pessoas tem certeza resistência com livros de autoajuda, eu mesma não leio muito mas com certeza alguns livros transmitem importantes mensagens que devem ser levadas em conta. Gostei muito da sua indicação !!! bjooo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sempre achei que livros de auto-ajuda era pra gente que tinha problema, mas depois que comecei a ler os livros da Isabela Freitas e entre outros, minha visão mudou completamente.

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre adorei livros de auto ajuda. Nunca tive preconceito em relação... esses livros contém dicas ótimas de como viver bem.
    O melhor foi A Cabana.
    Beijos!

    www.brilhamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, A Cabana é maravilhoso! O melhor, sem dúvidas.
      Beijos.

      Excluir
  12. A Sextante sempre com os melhores livros de autoajuda ♡ eu tenho uns três aqui e só comecei a dar atenção a eles mês passado. Quem nunca pensou mal desses livros né? Mas eles são muito bons. Quero esse seu também ♡
    isabellefelicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sextante é a melhor com esses livros ♥ Então, to vendo que a maioria das pessoas, haha.
      Esse meu é muito bom, recomendo mesmo.
      Beijos

      Excluir
  13. To precisado !! Ler estes livros de auto ajuda realmente me ajuda bastante <3 amei o post

    ResponderExcluir
  14. Oi meninas, tudo bem com vocês? Acredito que livros assim tem muito a nos ensinar. Nos ensinam a crescer como pessoas, nos fazem amadurecer, além de saber compreender melhor as pessoas que estão a nossa volta. Acredito que alguns talentos nascem com as pessoas, no entanto outros precisam ser desenvolvidos, como por exemplo a oratória, tem pessoas que são bem tímidas e não conseguem falar em público, mas podem melhorar. Gostei da dica e da resenha! Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oratória, o meu caso, haha. Concordo com tudo o que disse.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams