13 de agosto de 2016

Resenha: Isso Me Traz Alegria

Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo

Oi! Hoje a resenha é de um livro bem diferente do que costumo trazer pro blog, chamado Isso Me Traz Alegria e eu adorei a experiência. Solicitei mesmo sem ter lido o primeiro da autora, já que não tem uma história que depende de outra. Enfim, ele é do gênero autoajuda, e é totalmente voltado para a organização.

Sinopse

A japonesa Marie Kondo revolucionou casas – e vidas – após lançar, em 2015, A mágica da arrumação. Seu método sensível de organização se tornou um estrondoso sucesso ao redor do mundo.
Agora, Marie se aprofunda no tema e lança Isso me traz alegria, um guia ilustrado que ensina passo a passo como arrumar da forma mais eficiente possível cada cômodo da casa: do quarto ao banheiro, da sala à cozinha.
Cheio de dicas práticas e explicações detalhadas, o livro ensina como guardar cada tipo de roupa, documento e utensílio, como arrumar armários, armazenar alimentos, organizar maquiagens, CDs e fotografias, como envolver as crianças no processo e muito mais.
Respondendo às principais dúvidas dos seus clientes e leitores, Marie aborda temas que ficaram de fora do livro anterior e reafirma a etapa mais importante do seu método: descobrir, entre tudo aquilo que está à sua volta, o que realmente lhe traz alegria – e descartar o restante.
Quando nos cercamos apenas de coisas que amamos, a vida flui de forma muito mais leve. A bagunça não retorna e tudo se transforma. E é aí que a mágica acontece.

Informações técnicas


Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo


A primeira coisa que a gente vê é a capa. E ela não podia ser melhor: esses tons clarinhos são a coisa mais linda! Dão uma leveza pro livro.

Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo

Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo

As páginas são amareladas e as letras relativamente grandes. O livro é um "guia ilustrado", como diz na capa. E é claro que eu não ia deixar de fotografar as ilustrações tão fofas que estão presentes no livro:

Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo

Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo


Isso Me Traz Alegria possui 272 páginas, com 10 capítulos distribuídos em três partes: "As principais dicas do Método KonMari", "A Enciclopédia da Arrumação" e "A Mágica da Transformação".

Isso Me Traz Alegria - Marie Kondo

Assim como o primeiro livro,  Isso Me Traz Alegria foi publicado pela Editora Sextante.


Minha opinião


Esse livro é um amorzinho. A aparência, claro (como eu já falei ali em cima), mas também a escrita da autora. Parece que ela conversa com você, sabe? De um modo simples e direto, sem falar dos muitos ensinamentos que a gente recebe ao longo da leitura. Ela também fala de histórias de clientes (sem citar nomes, claro), o que nos faz perceber que não estamos sozinhos nesse "mundo de bagunça". 

Eu acho que esse livro ainda não tem tanta utilidade pra mim por eu não morar sozinha. Não posso chegar mudando tudo de lugar por aqui. Mas os conselhos pra vida (já falo sobre eles) e a seção sobre quarto e roupas foram úteis pra mim. Gente, eu tinha uma dificuldade enorme pra dobrar roupas decentemente! Os tutorias ilustrados são tão fofos e simples, me ajudaram demais. 

A autora fez capítulos com um tamanho razoável, e todos são divididos com lições e tópicos, o que torna tudo bem mais leve. 

Ah, os conselhos pra vida que falei antes: ela dá muitas dicas e diz tanta coisa que vive passando pela nossa cabeça! Acho que é a experiência no trabalho direto com pessoas. Eu queria selecionar todas as frases, mas como não dá, coloquei algumas:

" 'Isso pode ser útil.' Acredite no que digo: nunca será. Você sempre pode se virar sem esse item. Para aqueles que embarcaram na maratona da arrumação, essa frase é tabu. "

"(...) O ato de descartar coisas de forma aleatória nunca trará alegria à vida.  Descartar não é questão; o que interessa é manter aquilo que traz alegria. Se jogar tudo fora, a casa acabará ficando sem nada, e não acho que você será feliz morando em uma casa vazia. O objetivo da arrumação é criar uma moradia repleta dos objetos que amamos." 

"Se algo assim o deixa feliz, a decisão certa é mantê-lo com convicção, a despeito do que qualquer pessoa diga." 

"É um crime colocar coisas no limbo para justificar a decisão de jogá-las fora. Deixá-las de lado é insistir em ficar com peças que não nos trazem alegria. Existem apenas duas opções: manter ou jogar fora. Caso você decida manter algum item, certifique-se de cuidar bem dele." 

"Quem se diverte com a maratona de arrumação leva a melhor."

Enfim, não vou dizer que é um livro favorito, mas eu gostei muito da experiência de ler um gênero totalmente diferente do que estou acostumada, principalmente por o livro ser tão amorzinho. 



Beijos! :*

18 comentários:

  1. Quero tanto ler os livros dela <3 não sabia que já tinha lançado outro, mas parece ser demais, ainda mais com todas essas ilustrações, fiquei bem ansiosa pra ler logo hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou ler o anterior, também. *-*
      Acho que vou preferir esse justamente por causa das ilustrações, que são puro amor. hehe
      Vale a pena, viu?
      Bjs :*

      Excluir
  2. Necessito de um livro desse!! Não sou muito boa com organização, além de também ser um desastre na arte de dobrar roupas, rs. Ele parece ser bem fofo mesmo, acho que vai entrar pra minha lista de desejados ^^
    Beijos

    http://umunicornioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo pra gente como nós! hahah
      E é muito fofo mesmo, compensa muito ter na estante. <3
      Bjs!

      Excluir
  3. Eu não tive bons resultados ao ler livros de autoajuda, todas as vezes eu saia revoltada por não concordar com o livro hahahah! Mas gostei da tua resenha! E das fotos principalmente!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahah
      Bem, eu não sei te dizer se isso aconteceria comigo também, pois esse foi o primeiro livro do gênero que li. :p
      Fico feliz que você tenha gostado ❤
      Beijos! :*

      Excluir
  4. Acho que vou ter que ler esss livro haha.
    Eu gosto de ver qs coisas organizadas.
    Os meus livros, o meu guarda-roupa, a minha casa, o meu cabelo e até o meu fedd no Instagram , mas todos eles tem uma mania de não conseguirem ficar organizado e o pior de tudo é que as vezes sou eu mesma que desorganizei tudo. Acho que esse livro talvez seja a solução para(quase) todos os meu problemas (também não moro sozinha)
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo muito! Sou super perfeccionista, mas parece que minhas coisas não. hahaha
      Acho que esse livro pode te ajudar a melhorar nessa questão de organização. Comigo funcionou. :p
      Beijos!

      Excluir
  5. achei a capa linda e as ilustrações fofas, mas também acho que não ia dar pra eu usar as dicas dele agora, já que, graças à minha mãe, eu tenho que manter as coisas organizadas (! haha) e não posso mudar muitas coisas de lugar, exceto se for no meu quarto :p

    mas eu compraria, sim, mas usaria daqui uns anos :)

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um amor, mesmo. ❤
      Eu te entendo. O livro foi útil pra mim, mas só com as minhas coisas, também (por mim eu mudava tudo aqui em casa) :p
      Acho que quando morarmos sozinhas ele se mostrará mais útil ainda *-*

      Beijos :*

      Excluir
  6. OMG! Estou precisando desse livro urgente! Minha casa precisa ser implodida e começar tudo de novo. Fui deixando as coisas acumularem por causa do TCC. Talvez esse método de descobrir o que me faz feliz resolva...kkkk
    Mais uma vez a Sextante caprichou na edição. <3
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! E adorei a questão da casa ser implodida hahaha
      Comigo resolveu. Claro que não foi 100%, mas desapeguei de bastante coisa.
      E sim, a Sextante tá sempre arrasando ❤
      Beijos! :*

      Excluir
  7. Sua resenha ficou super fofa, igual à descrição do livro. Não conheço muitos livros de auto-ajuda, especialmente desse gênero, e não conhecia a autora, mas adorei a proposta do livro, manter ou jogar fora. Deixar com a gente aquilo que a gente ama e gosta de ter por perto. Faz muito sentido.
    Estou me preparando para mudar de casa e achei as dicas ótimas, vou procurar pelo livro também, para conhecer todas as dicas e ensinamentos!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigada! ❤
      Eu também não conhecia muito, não. Via algumas resenhas na internet, então resolvi dar uma chance. A proposta realmente funciona. A autora nos faz enxergar os objetos com outros olhos.
      Enfim, acho que o livro pode te ajudar bastante na mudança. *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  8. Estou doida para ler os livros dela! Parece ter dicas ótimas e as ilustrações que você mostrou no post são muito amor <3 Fiquei ainda mais curiosa! Realmente estou precisando de dicas de organização haha
    Ficou ótima a resenha e adorei os quotes!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda quero ler o primeiro livro, também. E as ilustrações são fofas mesmo. ❤
      Obrigada!! *-*
      Beijos :*

      Excluir
  9. Vi um capítulo ali sobre arrumação de livros e quase entrei na tela do computador pra ter avançar até lá. Meus livro são ordenados por editora e ordem alfabética de autor, mas ainda assim não parece estar bom o suficiente e vivo mudando! oh, céus, acho que preciso desse livro haha
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, já te admiro por conseguir organizar assim! hahah
      Minha estante anda muito pequena pros livros, então nunca consigo organizar do jeitinho que quero. Mas geralmente coloco por tamanho. *-*
      O livro é ótimo, vale a pena. ❤

      Beijos! :*

      Excluir

Deixe a sua opinião aqui embaixo, é muito importante pra gente! Vamos responder o mais rápido possível, então volte aqui para ler nossa resposta. *-*

Ah, não se esqueça de colocar o link do seu blog no fim do comentário. Assim, conhecemos o cantinho de vocês também.❤

www.coisinhasaleatorias.blogspot.com.br

Tema Base por Butlariz . Edições feitas por Mariana Fialho. Tutoriais utilizados dos blogs ButLariz, Cherry Bomb, Elaine Gaspareto e Follow Your Dreams